Hemoglobina glicada, sangue total

Outros nomes:
DIABETES, CONTROLE TRATAMENTO
DIABETES, HEMOGLOBINA GLICOSILADA
GLICOSILADA, HEMOGLOBINA
HBA1 / HBA1C
HBA1C
HGB2
HEMOGLOBINA GLICADA
HEMOGLOBINA GLICOSILADA
GLICOHEMOGLOBINA
GLICEMIA MÉDIA ESTIMADA
GLICEMIA MEDIA ESTIMADA, PARA REGIONAIS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o tubo à seção em temperatura ambiente. - Volume: 1 mL de sangue total Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 1 dia; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 30 dias; Congelada (-70 ºC): 18 meses.

Método

- Cromatografia em Coluna de troca iônica em sistema de HPLC.

Valor de referência

Risco de desenvolvimento de Diabetes mellitus < 5,7% - baixo risco de diabetes 5,7 - 6,4% - risco aumentado para diabetes > ou = 6,5% - consistente com diabetes*

Interpretação e comentários

- A hemoglobina glicada (A1C) também conhecida como glicoemoglobina ou hemoglobina glicosilada, é um termo usado para descrever um série de componentes estáveis menores da hemoglobina, formados lentamente e de forma não enzimática por meio da hemoglobina e da glicose. A taxa de formação de A1C é diretamente proporcional à concentração sérica de glicose. Como essa reação de glicação da cadeia beta da hemoglobina A é irreversível, a meia vida de A1C está intimamente relacionada com o tempo circulante das hemácias (em torno de 90 dias). Dessa forma, os níveis de A1C geralmente refletem o controle glicêmico das últimas 12 semanas. - Assim sendo, a dosagem de hemoglobina é de interesse para controle do diabetes em médio e longo prazo, sendo indicado para todos os diabéticos. - A meta da A1C deve ser estabelecida pelo médico segundo as características de cada pessoa. Níveis de A1C mantidos abaixo de 7% causam uma significativa redução do surgimento e da progressão de complicações microvasculares do diabetes. - A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes sugerem a realização do teste de A1C pelo menos duas vezes ao ano, para todos os diabéticos. Além disso, recomendam que os indivíduos cujo esquema terapêutico teve mudança ou que não estejam atingindo os objetivos recomendados repitam a dosagem a cada três meses. - Os valores-alvo de A1C propostos pelos consensos de diabetes são válidos para os laboratórios que, a exemplo do Fleury, utilizam metodologias de referência certificadas pelo National Glycohemoglobin Standardization Program (NGSP).

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822