Hemoglobina instável, pesquisa de, sangue total

Outros nomes:
PESQUISA DE HEMOGLOBINA INSTÁVEL, SANGUE TOTAL

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Teste não realizado em crianças com idade inferior a 6 meses. - Não há necessidade de preparo para este exame.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Não manusear; - Conferir identificação e qualidade do material; - Enviar o tubo à seção refrigerado. - Estabilidade da amostra: -- Temperatura ambiente: 8 horas; -- refrigerada (2-8ºC): até 48 horas; -- congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- Teste de precipitação pelo isopropanol para a pesquisa de hemoglobina instável.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

A grande maioria das hemoglobinas instáveis descritas é decorrente de mutações genéticas que provocam substituições de aminoácidos neutros ocupantes de regiões que conferem estabilidade à molécula de hemoglobina - por exemplo, prolina por treonina, tirosina por leucina, etc. Essas substituições não alteram as cargas elétricas e, portanto, o ponto isoelétrico da hemoglobina mutante. Por essa razão, dificilmente as variantes instáveis apresentam posições eletroforéticas ou cromatográficas diferentes da HbA. Contudo, tais alterações provocam lesões na estrutura molecular da hemoglobina, deixando-a extremamente sensível ao aumento de temperatura in vitro, em testes laboratoriais. Assim, as hemoglobinas instáveis se precipitam quando submetidas ao teste do isopropanol a 37ºC. Os precipitados são visíveis a partir dos dez minutos de incubação. Enquanto algumas destas variedades de hemoglobina são discretamente instáveis e, portanto não associadas a sintomas clínicos, outras o são de forma importante, causando graus variáveis de hemólise. Assim sendo, este teste é indicado para a investigação de quadros anêmicos em que haja suspeita de alterações quantitativas ou qualitativas das hemoglobinas (talassemias/hemoglobinopatias). O exame não é realizado em crianças com idade inferior a 6 meses porque esse grupo apresenta níveis de hemoglobina fetal elevados, induzindo o examinador a uma falsa interpretação de positividade.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822