Manual de exames

Hemograma, com Contagem de Bastonetes, sangue total

Outros nomes: Hematimetria com contagem de bastonetes, Hematológico com contagem de bastonetes, Hemograma, com Contagem de Bastonetes, SCHILING C/CONTAGEM DE BASTONETES, HEMOGRAMA DE, Hemograma com bastonete, Crase sanguínea c/contagem bastonetes, estudos da

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Caso este exame seja colhido após uma dieta leve, não é necessário jejum. Se, contudo, o exame for feito depois do almoço ou do jantar, deve haver um intervalo de três horas entre a refeição e a coleta.
- O cliente não deve realizar o exame após grandes esforços físicos.

Método

- Metodologia automatizada e eventual estudo morfológico. Contagem de neutrófilos bastonetes em esfregaço corados com Leishman ou May Grunwald/Giemsa.
Análise morfológica: digital (Cellavision) ou tradicional (microscopia manual).

Valor de referência

- Vide valores de referência dos exames séria vermelha, série branca e plaquetas.

Interpretação e comentários

- O exame tem utilidade na avaliação de desvio à esquerda (células jovens), anemias, policitemias, leucemias mielóides e linfoides, infecções bacterianas e virais, processos inflamatórios, plaquetoses e plaquetopenias, assim como no seguimento de indivíduos em quimioterapia, entre outras indicações. Compreende a análise da série vermelha, da série branca e das plaquetas, incluindo a contagem global de leucócitos, a dosagem de hemoglobina e de hematócrito, a contagem global de eritrócitos, a determinação de índices hematimétricos (HCM, VCM, CHCM ), RDW, IPF, IR, a contagem global de plaquetas, a contagem diferencial de leucócitos (neutrófilo, eosinófilo, basófilo, monócito e linfócito) e os histogramas de eritrócitos e de plaquetas. Os gráficos de dispersão dos leucócitos (diferencial 3), os histogramas de eosinófilos e de basófilos e os alertas não são fornecidos, mas integram o controle de qualidade e o sistema de apoio à decisão do Fleury Medicina e Saúde.

Processamento e adequação da amostra

- Encaminhar a amostra em temperatura ambiente entre 15 e 25 °C, na parte de cima da caixa de malote com controle de temperatura.

Unidade Brasília:
Envolver as amostras em papel filtro, colocar em saco plástico bolha e acondicionar nas bags para transporte.
Enviar ao setor na caixa refrigerada.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente (15-25 °C), 24 horas sem contato direto com o gelo
Congelada: não aceitável

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura