HISTEROSCOPIA PARA INSERÇÃO DE DIU

Orientações necessárias

"I - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com pedido médico. - Esse exame não é realizado em pacientes com suspeita ou diagnóstico de gravidez, infecção urinária e infecção uterina aguda com saída de secreção purulenta. - De preferência, a histeroscopia deve ser feita entre o 8º e o 15º dia do ciclo menstrual, contando-se a partir do primeiro dia da menstruação, que é o período que reúne as melhores condições técnicas para esta avaliação. O exame, porém, pode ser realizado fora desse período, conforme solicitação médica, necessidades pessoais da cliente ou para inserção do DIU - 1º ao 7º dia do ciclo menstrual (trata-se do período ideal, porém o comparecimento fora destes dias por vários diferentes motivos, não impede a realização do procedimento). - Apresentar exames anteriores relativos ao quadro clínico (ultrassonografias de abdome total, pélvica e transvaginal, histerossalpingografia e histeroscopia anterior, ressonância pélvica). Observações: - A presença de corrimento vaginal não impede a realização do exame. - Não fazer o procedimento durante sangramento vaginal abundante porque dificulta a visualização da cavidade. - Em 95% das vezes o exame é efetuado sem anestesia, mas em um pequeno número de casos a sedação poderá ser realizada. Neste caso, é necessária uma solicitação médica de anestesia. II - Preparo - Recomenda-se tomar analgésico (Lisador®, Buscopan® composto, Tylenol®, Ponstan® ou similares) ou anti-inflamatório (Feldene® sublingual) duas horas antes do exame. - Caso o exame seja realizado com Anestesia, o analgésico será ministrado diretamente na unidade. "

Método

Exame realizado com vídeohisteroscópio com óticas de calibre de 2.9, sistema de Bettocchi e meio de distensão líquido. Quando necessário, é realizada biópsia dirigida sob visão histeroscópica. Documentado em fotos

Interpretação e comentários

Este método é solicitado nas situações em que é necessária a avaliação da cavidade uterina e/ou do canal cervical, a exemplo de sangramentos anormais, DIU perdido, imagens inconclusivas à ultrassonografia, suspeita de câncer de endométrio.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.