Outros nomes: Histoplasmose, HISTOPLASMA CAPSULATUM, ANTICORPOS TOTAIS, Histoplasmose sorologia, Histoplasma capsulatum sorologia, Histoplasma sorologia
Aguardar 30 minutos;
Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a temperatura ambiente;
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 2 dias;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 3 mêses.
Imunodifusão dupla.
- Não reagente.
- Este exame é útil no diagnóstico da histoplasmose, cujo agente etiológico é o Histoplasma capsulatum. Reações positivas são detectadas em aproximadamente 86% dos indivíduos que apresentam a forma crônica da doença.
- No teste de imunodifusão dupla podem ser detectadas as bandas "M" e "H". Os anticorpos anti-M são detectados logo após o início da infecção, persisitindo após a recuperação, sendo detectados em aproximadamente 80% dos indivíduos infectados. São detectados também após a intradermorreação com histoplasmina. A banda "H" aparece depois da "M" e é observada em pacientes com doença ativa e progressiva. Anticorpos anti-H podem persisitir por um a dois anos após a cura clínica aparente, mas desaparecem mais rapidamente que os anticorpos anti-M, e são detectados em aproximadamente 27% dos indivíduos com infecção ativa.
- Títulos iguais ou superiores a 1:32 sugerem infecção, mas o diagnóstico não pode ficar restrito a um teste isolado. Resultados falso-positivos podem ocorrer em decorrência de reações cruzadas com antígenos de outros fungos, especialmente dos paracoccidióides, prevalecendo, para o diagnóstico, a reação que apresenta maior título com o respectivo antígeno. Com a introdução da terapêutica específica, os títulos tendem a decrescer.
- Não é necessário preparo para este exame.