Manual de exames

Insulina, soro

Outros nomes: HIPOGLICEMIA, INSULINA, Insulina, INSULINOMA, INSULINA, PANCREAS, INSULINA, Insulina basal, Insulinemia, Insulina em jejum , INSULINA, JEJUM, INSULINA, DE JEJUM

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Para a coleta deste exame, recomendamos que o jejum não seja superior a 14 horas.
- O cliente não deve fazer esforço físico antes da coleta.
- No dia da realização do exame, o uso de medicações por via oral e/ou de insulina, para o tratamento do diabetes, deve seguir a orientação do médico assistente. Caso este não tenha feito nenhuma especificação, recomenda-se que tais medicamentos sejam administrados após a coleta.
- O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.

Processamento e adequação da amostra

Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação.

- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos em temperatura ambiente;
- Não aliquotar;
- Enviar à seção, refrigerado;
- A amostra pode ficar até 6 horas em temperatura ambiente sem risco para execução da dosagem de insulina;
- Volume de soro: 1,0 mL.

Não é recomendado o uso de centrífuga sem controle de temperatura.


- Interferente: hemólise


Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias;
Congelada (-20 ºC): 6 meses.



Método

- Ensaio eletroquimioluminométrico.

Interpretação e comentários

- A insulina é um peptídeo sintetizado e secretado pelas células beta das ilhotas de Langerhans, do pâncreas. A secreção insulínica é controlada pelos níveis de glicemia e por estímulos nervosos e hormonais e, quando excessiva, resulta em hipoglicemia. Nos insulinomas, observam-se valores de insulina superiores a 10 microUI/mL na presença de hipoglicemia (glicemia inferior a 50 mg/dL) durante jejum prolongado, em geral com uma relação superior a 0,3. Outras condições podem causar hiperinsulinismo sem hipoglicemia, como a obesidade e síndromes de resistência à insulina. Em indivíduos normoglicêmicos sem diabetes mellitus, a dosagem basal desse hormônio apresenta alta correlação com os diferentes índices de resistência à insulina.
- O cálculo do índice HOMA-IR é baseado em modelo matemático com emprego das dosagens de insulina e glicose de jejum. Trata-se de informação adicional para aferição de resistência à insulina. Não existem valores que definem normalidade. Valores acima de 2,71 foram relacionados com resistência à ação de insulina na população brasileira (Gelonezi B et al, Diabetes Res Clin Pract, 2006;72 (2):219-20). No entanto, para diagnóstico ou acompanhamento individual, sua utilização requer cautela e o resultado deve ser interpretado junto com outros parâmetros clínicos e laboratoriais, tais como peso, índice de massa corpórea (IMC), medida da circunferência da cintura, níveis glicêmicos e pressóricos.

Valor de referência


- Insulina (em jejum): 2 a 13 mU/L

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura