Manual de exames

M. tuberculosis e resistência à rifampicina, teste rápido, Vários Materiais

Outros nomes: Pesquisa de M Tuberculosis por PCR, PCR para micobactéria da tuberculose, Pesquisa de M Bovis por PCR, Pesquisa de M Africanum por PCR, Pesquisa de M Microti por PCR, Pesquisa de M Pinnipedii por PCR, RT PCR para M Tuberculosis ou mycobacterium tuberculosis, TRM para tuberculose, Teste molecular rápido para tuberculose, TRM para TB, TRM para MTB, Teste rápido molecular para Mycobacterium tuberculosis, Teste rapido molecular para tuberculose, Pesquisa por PCR BK, Pesquisa por PCR Mycobacterium tuberculosis, Pesquisa de BK PCR, Pesquisa de BK por PCR tuberculose pulmonar, Detecção por PCR Mycobacterium tuberculosis, Detecção por PCR TBC, Pesquisa por PCR bacilo de Koch, Genexpert para tuberculose, Resistência à rifampicina, Tuberculose XDR, PCR para M. tuberculosis e resistência à rifampicina, PCR para M. tuberculosis genexpert

Este exame não precisa ser agendado

Processamento e adequação da amostra

- Este exame não é realizado em amostras de fezes.
- Este exame pode ser realizado em amostras de escarro, secreção traqueal, lavado brônquico e lavado broncoalveolar, líquor, líquido pleural, pericárdico ou ascítico, fragmentos de tecido (não fixados em formol), urina, lavado gástrico, sangue periférico, medula óssea, secreções obtidas por punção aspirativa.

- Escarro, ou secreção traqueal, lavado broncoalveolar ou lavado brônquico em frasco plástico estéril descartável - mínimo de 2 mL em frasco estéril.
- Urina - mínimo de 100 mL em frasco descartável de 500 mL. O volume pode ser menor em pacientes com insuficiência renal ou em crianças.
- Sangue ou medula óssea - 1 a 4 mL em tubo de EDTA.
- Biópsias/fragmentos de tecidos (não fixados em formol) - fragmento com mínimo de 1x1x1 mm em soro fisiológico estéril
- Líquido ascítico/pleural/pericárdico - 1 a 4 mL em tubo de EDTA; alternativamente a amostra pode ser recebida em frasco estéril sem EDTA. Amostras em heparina são inadequadas.
- Líquor - 1 mL em frasco estéril
- Lavado gástrico - 10 mL de amostra com 100 mg de carbonato de sódio em frasco estéril

Estabilidade da Amostra:
Refrigerada (2 a 8ºC): 72 horas.

Método

- PCR em tempo real - GeneXpert.

Valor de referência

- Negativo

Interpretação e comentários

Os dois maiores diferenciais do teste e do sistema GneXpert são o tempo de análise, que é cerca de 2 horas e o fato do equipamento não necessitar de alocação em área exclusiva para ensaios moleculares. O teste é específico para o Complexo M. tuberculosis (MTB), que compreende as espécies M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. microti e M. pinnipedii, M. caprae, M. canettii, M. pinnipedii, M. mungi e M. orygis. A versão MTB/Rif Ultra utiliza um alvo adicional (IS1081) para a detecção das espécies do complexo M. tuberculosis e permite também a detecção de cepas desprovidas da IS6110. Além disso, tem maior sensibilidade que a versão anterior para amostras com baciloscopia negativa. Uma publicação recente sobre a performance do GeneXpert MTB/Rif Ultra (Chakravorty S et al., The New Xpert MTB/RIF Ultra: Improving Detection of Mycobacterium tuberculosis and Resistance to Rifampin in an Assay Suitable for Point-of-Care Testing. M Bio 2017; doi:10.1128/mBio.00812-17) indica que a sensibilidade para detecção de MTB em amostras de escarro com baciloscopia negativa é 78,9%, cerca de 19% mais sensível que a versão anterior, mantendo a mesma especificidade de 98,7%. Para a detecção da resistência à rifampicina, a versão MTB/Rif Ultra tem a mesma sensibilidade da versão anterior (92,7%) e especificidade de 98,0%. tem sensibilidade do GeneXpert Ultra em amostras com baciloscopia a versão atual do teste é mais sensível que a anterior. Uma limitação da metodologia é quanto à impossibilidade de avaliar a susceptibilidade à rifampicina quando a carga infectante é próxima ao limite de detecção do teste. Considerando que o teste de detecção de resistência à rifampicina não tem 100% de especificidade, é recomendável a confirmação da resistência por sequenciamento da região determinante da resistência à rifampicina do gene rpoB, sequenciamento completo do genoma ou teste de sensibilidade fenotípico.

Orientações necessárias

Este exame detecta a presença de Mycobacterium tuberculosis e simultaneamente avalia a resistência à rifampicina, principal fármaco utilizado no tratamento da tuberculose. O exame é realizado em diversos tipos de amostras clínicas, exceto fezes.

Escarro
- É necessário retirar o frasco estéril apropriado e as instruções de coleta em uma das unidades de atendimento, uma vez que a amostra deve ser colhida em casa.
- O cliente precisa entregar o material até uma hora após tê-lo colhido, caso a amostra permaneça em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se estiver refrigerada (2-8ºC).

- Secreção traqueal
- A coleta pode ser realizada somente em unidades hospitalares.

Lavado broncoalveolar ou brônquico:

- A amostra deve ser coletada pelo próprio médico assistente. Deve ser entregue no laboratório em até uma hora após a coleta, caso permaneça em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se estiver refrigerada (2-8ºC).

Lavado gástrico:
- Este tipo de amostra é usualmente coletado de crianças que não conseguem expectorar. A coleta desse material requer um jejum de 6 a 12 horas e é realizada nas unidades que têm Fleury Kids
- A coleta pode ser feita pelo médico assistente desde que o kit para coleta seja retirado em uma das unidades que têm Fleury Kids.
- É necessário entregar a amostra no laboratório até uma hora depois da coleta, caso permaneça em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se estiver refrigerada e tamponada com carbonato de sódio.

Líquor:

- No Fleury, a coleta desse material requer agendamento prévio.
- Caso seja colhido pelo médico assistente, o líquor tem de ser enviado sob refrigeração, no volume mínimo de 1 mL.
- A amostra se mantém estável por 72 horas se mantida refrigerada (2-8°C).


Urina:
- O cliente deve colher todo volume da primeira micção da manhã. A coleta deve ser em frasco sem conservante (volume mínimo de 100 mL). A análise não é efetuada em urina de 24 horas.
- A amostra deve ser entregue no laboratório em até uma hora após a coleta, caso permaneça em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se estiver refrigerada (2-8ºC).


Líquidos ascítico e pleural:
- A coleta deve ser feita pelo próprio médico assistente. Para coleta no Fleury há necessidade de agendamento prévio.
- A amostra deve ser entregue no laboratório em até uma hora após a coleta, caso permaneça em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se estiver refrigerada (2-8ºC).


Medula óssea:
- Caso a coleta seja realizada no Fleury, o cliente também precisa agendar a punção com antecedência.

Fragmentos de tecido/biópsias:
- O material deve ser coletado pelo médico assistente e deve ser acondicionado em soro fisiológico estéril

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura