M. tuberculosis e resistência à rifampicina, teste rápido, Vários Materiais

Outros nomes:
MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS, RESISTÊNCIA A RIFAMPICINA, VÁRIOS MATERIAIS
GENEXPERT PARA TUBERCULOSE
RESISTÊNCIA À RIFAMPICINA
TUBERCULOSE MDR
TUBERCULOSE XDR
PCR P/ M. TUBERCULOSIS E RESISTÊNCIA À RIFAMPICINA
PCR P/ M. TUBERCULOSIS GENEXPERT

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Este exame detecta a presença de Mycobacterium tuberculosis e simultaneamente avalia a resistência à rifampicina, principal medicamento utilizado no tratamento da tuberculose. O exame é realizado em amostras de escarro, secreção traqueal, lavado brônquico ou lavado broncoalveolar. Outras amostras podem ser aceitas mediante contato prévio com a assessoria médica do exame. Escarro - Atualmente não há possibilidade de realização da coleta nas unidades de atendimento, por isso é necessário retirar o frasco estéril apropriado e as instruções de coleta em uma das unidades do Fleury, para que a coleta seja realizada em casa. - A amostra deve ser entregue no Fleury até uma hora após tê-lo colhido, caso a amostra permaneça em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se for mantida e transportada sob refrigeração (2-8ºC). Secreção traqueal - A coleta pode ser realizada somente em unidades Hospitalares.

Processamento e adequação da amostra

- Receber um mínimo de 2 ml de escarro, ou secreção traqueal, lavado broncoalveolar ou lavado brônquico em frasco plástico estéril descartável. - A amostra é estável: Em temperatura ambiente por 1 hora Refrigerada (2 a 8ºC) por 72 horas. O direcionamento da amostra deverá ser: 1- A amostra tem apenas o exame MTBDNA: encaminhar diretamente para a Microbiologia do Sírio Libanês; 2- A amostra tem outros exames: encaminhar para a Microbiologia do Jabaquara, que fará uma alíquota ou concentrará o material e a seguir encaminhará à Microbiologia do Sírio Libanês.

Método

PCR em Tempo Real - GeneXpert

Valor de referência

Negativo - Não detectado.

Interpretação e comentários

A resistência à rifampicina em Mycobacterium tuberculosis é um problema crescente no Brasil e em todo o mundo. A detecção precoce de infecção por cepa resistente à rifampicina é de grande utilidade, tanto no direcionamento do tratamento quanto no controle da transmissão de cepas multirresistentes. O teste é específico para o Complexo M. tuberculosis, que compreende as espécies M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. microti e M. pinnipedii, M. caprae, M. canettii, M. pinnipedii, M. mungi e M. orygis. A sensibilidade e a especificidade do teste foram avaliadas em estudo multicêntrico [Boehme CC et al. Rapid molecular detection of tuberculosis and rifampin resistance. N Engl J Med 2010;363(11):1005-1015.]. A sensibilidade média para detecção de M. tuberculosis em amostras de escarro com baciloscopia positiva foi de 98,2% enquanto para amostras com baciloscopia negativa foi de 72,5%; portanto um resultado negativo não exclui o diagnóstico de tuberculose. A sensibilidade e a especificidade médias para detecção da resistência à rifampicina foram respectivamente 97,5% e 98,1%. O teste é capaz de detectar 350 bacilos/ml de amostra, enquanto a baciloscopia só é capaz de detectar amostras com 5.000 a 10.000 bacilos/ml. Uma limitação da metodologia é quanto à impossibilidade de avaliar a susceptibilidade à rifampicina quando a carga infectante é próxima ao limite de 350 bacilos/ml. Considerando que o teste de detecção de resistência à rifampicina não tem 100% de especificidade, é recomendável a confirmação por sequenciamento da região determinante da resistência à rifampicina do gene rpoB ou teste de sensibilidade fenotípico.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822