Metiletilcetona, urina

Outros nomes:
METILETILCETONA NA URINA
BUTANONA
MEK

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 10 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Material - Este exame é realizado em amostra isolada de urina. II - Coleta: - No caso de avaliação ocupacional, a coleta deve ser feita no fim da jornada trabalho, após, no mínimo, dois dias seguidos de exposição. - Para mulheres, o ideal é não fazer o exame durante a menstruação. - O procedimento não pode ser feito no posto de trabalho. Quando realizado nas dependências da empresa, deve ser feito no ambulatório ou em outro ambiente limpo e sem contaminação. - Antes da coleta, deve ser feita rigorosa higiene das mãos. - O cliente não deve usar a vestimenta usual de trabalho ao coletar este exame. III - Prazo para a entrega do material - A coleta deve ser feita, preferencialmente, na unidade de atendimento. Caso haja necessidade de coleta em casa, é necessário enviar a amostra, mantida refrigerada, ao laboratório em até quatro horas após a coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Verificar se a amostra foi enviada em frasco cristal de tampa branca. Caso não seja esse o frasco, solicitar nova coleta. - Não manipular. - Enviar refrigerado. - Volume mínimo: 20 mL. - Favor verificar o completo e adequado fechamento do frasco pois pode ocorrer perda de solventes voláteis, como a MEK, por evaporação. Em frascos bem vedados as amostras podem ser conservadas refrigeradas por até 5 dias. A vedação do frasco é de extrema importância. "ATENÇÃO - Em se tratando da coleta de metais, frascos com tampas coloridas (Ex.: estéril), não podem ser utilizados, pois podem trazer algum tipo de contaminante." Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias; Congelada (-20 °C): 5 dias

Método

- Cromatografia em fase gasosa.

Valor de referência

- IBMP (Índice biológico máximo permitido): 2,0 mg/L

Interpretação e comentários

A metiletilcetona é um líquido volátil, de cor clara e odor semelhante ao da cetona. Está presente como solvente industrial, na produção de revestimentos de superfície, celulose, nitrocelulose, indústrias químicas (como aromatizante) e de petróleo. A intoxicação aguda se caracteriza por irritação de mucosa, tosse, dispneia, cefaleia, náuseas e vômitos. Grandes concentrações podem produzir depressão do sistema nervoso central. O contato com a pele é irritante. Especial cuidado deve ser tomado em processos com outros solventes, pois, pode haver potencialização de efeitos tóxicos. Esse indicador biológico é capaz de apontar uma exposição ambiental acima do limite de tolerância, mas não possui, isoladamente, significado clínico ou toxicológico próprio, ou seja, não indica doença nem está associado a um efeito ou disfunção de qualquer sistema biológico.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822