Micobactérias, Identificação de cepa, cepa de microrganismo

Outros nomes:
IDENTIFICAÇÃO DE MICOBACTÉRIA POR PCR
IDENTIFICAÇÃO DE MICOBACTÉRIA POR RFLP
IDENTIFICAÇÃO DE MICOBACTÉRIA POR PRA
IDENTIFICAÇÃO DE MYCOBACTERIUM SPP
IDENTIFICAÇÃO DE BACILO ÁLCOOL-ÁCIDO RESISTENTE - BAAR
IDENTIFICAÇÃO DA ESPÉCIE DE MICOBACTÉRIA
PRA HSP65

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 15 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

I - Informações gerais - Este exame permite a identificação de espécies de micobactérias crescidas em meio de cultura. II - Amostras crescidas em meio sólido, frasco MycoFLytic ou MBBact - É necessário informar o material clínico do qual a bactéria foi originalmente isolada, nome, sexo e idade do paciente, assim como data da cultura original, pois tais informações são incluídas no laudo. Para as amostras ambientais, não há necessidade de fornecer esses dados. - Amostras crescidas em placa de Petri não devem ser enviadas devido ao risco biológico do transporte. - Crescimentos bacterianos precisam ser encaminhados em tubo de ensaio plástico ou em frasco plástico com tampa rosqueada. - Os frascos têm de ser envolvidos com papel absorvente e colocados em saco plástico transparente, o qual deve ser vedado com fita adesiva. - O transporte de material biológico precisa ser feito em recipiente de alumínio com tampa rosqueada ou em recipiente plástico hermético. - Na face externa do recipiente, é necessário colocar uma etiqueta que identifique a remessa como 'amostra de micobactéria para identificação'.

Processamento e adequação da amostra

- Ao receber um recipiente com etiqueta externa AMOSTRA DE MICOBACTÉRIA PARA IDENTIFICAÇÃO ou uma solicitação para o exame IDBK, seguir o passo a passo: 1- Não abrir o recipiente (de alumínio ou de plástico); 2- Acondicionar as etiquetas e o recipiente em saco plástico; 3- Enviar o material em temperatura ambiente para o setor de Microbiologia. - A adequação da amostra será avaliada pelo setor técnico.

Método

- Sequenciamento de DNA.

Interpretação e comentários

- Para a identificação das micobactérias de crescimento rápido, o Fleury realiza o sequenciamento parcial do gene rpoB e, para as de crescimento lento, o sequenciamento parcial do gene hsp65. - Em culturas em meio líquido, o gene sequenciado é o hsp65. Já nos casos inconclusivos, o sequenciamento envolve o gene que codifica o rRNA 16S. - As espécies do complexo Mycobacterium tuberculosis não são diferenciadas rotineiramente. Caso haja interesse na diferenciação entre M. bovis selvagem e M. bovis BCG, o clínico deve entrar em contato com a assessoria médica da Microbiologia. Nessa situação, a caracterização é realizada por PCR multiplex.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822