Mitocôndria, Anticorpos Anti, soro

Outros nomes:
AMA
CIRROSE BILIAR PRIMÁRIA, ANTIC ANTI MITOCÔNDRIA
HEPATITE CRÔNICA, ANTICORPOS ANTI MITOCÔNDRIA
PIRUVATO DEHIDROGENASE M2 + IMUNOFL INDIRETA
ANTICORPOS ANTI MITOCÔNDRIA, QUANTITATIVO
ANTICORPOS ANTIMITOCÔNDRIA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 5 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Soro, volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Imunofluorescência indireta. - Imunoenzimático (para subunidade E2 do complexo piruvato dehidrogenase).

Valor de referência

- Imunofluorescência indireta: Não reagente. - Método imunoenzimático (para subunidade E2 do complexo piruvato dehidrogenase): -- Não reagente: índice inferior a 0,9 -- Indeterminado: índice entre 0,9 e 1,1 Reagente: índice superior a 1,1

Interpretação e comentários

- Este exame tem utilidade no diagnóstico da cirrose biliar primária (CBP), uma vez que anticorpos antimitocôndria (AMA) são detectados em mais de 95% dos portadores dessa doença. O principal antígeno mitocondrial contra o qual os auto-anticorpos são dirigidos é a subunidade E2 do complexo PDH. - Como triagem, a pesquisa de AMA pode ser realizada por técnica de imunofluorescência indireta (IFI), que é bastante sensível, mas pouco específica. Consideram-se significativos títulos superiores ou iguais a 1:160. Em baixos títulos, por sua vez, esses anticorpos podem ser encontrados em até 30% dos portadores de hepatite auto-imune e com freqüência variável na síndrome de Sjögren, na síndrome Crest, no escleroderma difuso, no fenômeno de Raynaud idiopático e em tiroidites. - O resultado positivo da investigação por IFI precisa ser confirmado por técnica imunoenzimática, o que é feito por meio da pesquisa de anticorpos contra o complexo PDH, considerado marcador de cirrose biliar primária. - Convém ressaltar que os níveis de tais anticorpos não têm relação com a gravidade e com a duração da CBP. Além disso, há relatos de que eles podem anteceder o aparecimento dessa moléstia por anos.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822