Outros nomes: Teste de motilidade ocular, Teste ortóptico
- Medida do grau do desvio do estrabismo antes e após cirurgia para correção de estrabismo;
- Controle de acuidade visual em portadores de estrabismo: bebês, crianças e adultos não alfabetizados ou alfabetizados;
- Controle de tratamento de ambliopia;
- Controle de tratamento oclusivo;
- Diagnóstico e controle de diplopia;
- Em casos de insuficiência de convergência: exercícios de ortóptica ou série ortóptica;
- Teste de visão tridimensional.
- Resposta de acuidade visual e de visão de profundidade; evolução de estrabismo (quantificação do desvio), visão dupla (diplopia); diagnóstico diferencial entre: estrabismo paralítico, restritivo, congênito, adquirido, motor ou acomodativo.
I - Informações sobre o exame
- Neste exame não são instilados colírios.
- Não será realizada consulta médica, somente o teste ortóptico.
- A permanência na sala de exames dura de 20 a 30 minutos e é necessária a cooperação do cliente. Se houver necessidade de complementação do exame para certeza diagnóstica, haverá recomendação de retorno em outra data.
II - Critérios de realização
- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
- É necessário trazer solicitação médica, resultados de exames oftalmológicos já realizados, informações sobre cirurgias oculares ou tratamentos de ambliopia ou de estrabismo prévios, bem como os óculos em uso (para perto e para longe) e a receita mais recente de óculos fornecida pelo Oftalmologista.
- Avaliação subjetiva de acuidade visual e objetiva para quantificação do desvio ocular.
- Exame indicado para desvios oculares (estrabismo), situação na qual pode ser necessária a indicação de consulta com Oftalmologista para verificar refração (não pode ser realizada no Centro Diagnóstico Fleury).
- Para insuficiência de convergência, casos de diplopia e controle de ambliopia com tratamento oclusivo, pode ser necessário o exame seriado e repetido mensalmente.
- Para pré e pós-operatório de cirurgia de estrabismo, há necessidade de várias medidas e informações prévias relacionadas à refração.
- Teste ortóptico normal: reflexos corneanos centrais, ausência de desvio ocular para perto ou longe, acuidade visual 20/20 e simétrica.