Mycobacterium avium, pesquisa por PCR, Vários Materiais

Orientações necessárias

- É necessário trazer documento de identidade (RG). - Este exame pode ser realizado em: lavado brônquico, sangue, líquido pleural ou escarro. Lavado brônquico: - Para que a coleta seja efetuada no Fleury, o cliente tem de agendar também uma broncoscopia. Líquido pleural: - A coleta pode ser feita no Fleury, guiada por ultrassom, com agendamento prévio. - Amostras não colhidas no Fleury devem permanecer refrigeradas e ser entregues em até 7 dias após a coleta. Escarro: - É necessário retirar previamente no Fleury as instruções e o kit para a coleta de escarro, que deve ser feita em casa, antes do café-da-manhã. - O cliente deve escovar os dentes e bochechar com bastante água, tossir profundamente (tosse tipo diafragmática) e colocar o material no recipiente de coleta, observando bem o processo para que a amostra obtida seja realmente escarro, e não saliva. - O material deve ser entregue no Fleury em até 2 horas após a coleta, se em temperatura ambiente, ou até 24 horas, se mantido refrigerado (2 a 8 ºC).

Processamento e adequação da amostra

1. Lavado brônquico - Não Centrifugar - Enviar mínimo de 2 mL de lavado brônquico, em frasco estéril, refrigerado. 2. Sangue: - Não Centrifugar - Enviar o material no próprio tubo de coleta, refrigerado. 3. Líquido pleural: - Não Centrifugar - Enviar mínimo de 2 mL de líquido pleural, em frasco estéril, refrigerado. 4. Escarro: - Enviar mínimo de 2 mL de escarro, em frasco estéril, refrigerado. NÃO congelar. - Estabilidade da amostra: Lavado brônquico, Sangue, Líquido pleural Temperatura ambiente: 24 horas Refrigerada (2-8ºC): 14 dias Congelada (-20ºC): 1 mês Escarro: Temperatura ambiente: 6 horas Refrigerada (2-8ºC): 14 dias Congelada (-20ºC): não aceitável

Método

- PCR em Tempo Real (Reação de Polimerase em Cadeia em tempo real)

Valor de referência

- Negativo

Interpretação e comentários

- Mycobacterium avium e M. intracellulare formam o Complexo Mycobacterium avium (MAC). M. avium causa doença pulmonar e linfadenite em indivíduos imunocompetentes, e doença disseminada em pacientes com AIDS. Essa espécie é encontrada em diversos nichos como solo, sistemas de abastecimento de água potável, e em animais. A via de infecção pode ser inalação ou ingestão. O teste é particularmente útil nos casos de baciloscopia positiva, permitindo a diferenciação entre M. tuberculosis e M. avium, uma vez que o tratamento das infecções por M. avium deve inicialmente incluir claritromicina, antimicrobiano sem atividade contra M. tuberculosis.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.