Mycobacterium tuberculosis, Detecção por PCR, Vários Materiais

Outros nomes:
BK, PESQUISA POR PCR
MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS, PESQUISA POR PCR
PCR, PESQUISA DE BK
PESQUISA DE M.TUBERCULOSIS POR PCR
TUBERCULOSE PULMONAR, PESQUISA DE BK POR PCR
MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS, DETECÇÃO POR PCR
TBC, DETECÇÃO POR PCR
PCR PARA MICOBACTÉRIA DA TUBERCULOSE
BACILO DE KOCH, PESQUISA POR PCR
PESQUISA DE M. BOVIS POR PCR
PESQUISA DE M. AFRICANUM POR PCR
PESQUISA DE M. MICROTI POR PCR
PESQUISA DE M. PINNIPEDII POR PCR
RT PCR PARA M. TUBERCULOSIS OU MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 5 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Material: escarro, lavado broncoalveolar, lavado brônquico, secreção traqueal, lavado gástrico, líquor, urina, sangue, líquido ascítico/pleural, líquido sinovial e líquido pericárdico. - Qualquer tipo de material: enviar rapidamente para a MIC, que se encarregará de enviar posteriormente à seção. - Material enviado: tubo estéril, refrigerado e entregue até 72 horas após a coleta. NÃO congelar. - Quando for sangue: 3 mL em tubo com EDTA. - Quando o material for URINA: receber em frasco sem conservante. Não receber urina de 24 horas. - Enviar o material a MIC refrigerado. Volumes mínimos: - escarro: 2 mL - secreção traqueal, lavado brônquico ou lavado broncoalveolar: 2 mL - lavado gástrico: 10 mL - líquor: 1 mL - urina: 100 mL (primeira micção ou amostra isolada em outro horário), frasco sem conservante. - sangue: 3 mL (em EDTA) - líquido ascítico/pleural: 5 mL

Método

- PCR em tempo real.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

- Este teste detecta a sequência de inserção IS6110, específica do complexo M. tuberculosis, que compreende as espécies M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. microti e M. pinnipedii. - O exame com maior sensibilidade para o diagnóstico da tuberculose ainda é o isolamento em cultura, utilizando-se meio sólido e meio líquido; portanto, recomenda-se que o teste molecular seja solicitado juntamente com a cultura para micobactérias. - Com o uso da cultura como padrão-ouro para as amostras de escarro com baciloscopia positiva, a PCR em tempo real apresenta especificidade e sensibilidade próximas de 99%. Nos casos de baciloscopia negativa, porém, a sensibilidade do teste cai para valores em torno de 50% a 70%, Assim sendo, um resultado negativo não exclui o diagnóstico de tuberculose. - As principais vantagens da PCR em tempo real são a confirmação da etiologia tuberculosa, diante de baciloscopia positiva, e a sensibilidade, que é superior à desta última.

Hospital

MATERIAIS - Escarro, lavado broncoalveolar, lavado brônquico, secreção traqueal, lavado gástrico, liquor, urina, sangue, liquido ascítico, liquido pleural, líquido sinovial e líquido pericárdico. - Quando a amostra for biópsia de tecido fixada em formol, incluída ou não em parafina, abrir o exame TBDNAF (Complexo Mycobacterium tuberculosis, Detecção do DNA em espécime fixado em formol) ESCARRO: - 2 mL obtidos por expectoração profunda (tosse diafragmática) ESCARRO colhido NA RESIDÊNCIA (material enviado): - Fornecer: - 1 frasco descartável ESTÉRIL de 80 mL - ANTES de colher o material: escovar os dentes com creme dental e enxaguar rigorosamente com água. Evitar colher somente saliva. A saliva não é um material adequado para o exame. Em caso de coleta no hospital, o paciente deve gargarejar e bochechar com água antes de colher o escarro. - A amostra é estável por 72 horas quando mantida sob refrigeração (2-8º C). LAVADO BRÔNQUICO, SECREÇÃO TRAQUEAL ou LAVADO BRONCOALVEOLAR:(material enviado) - 2 mL colhidos em frasco ESTÉRIL e mantidos refrigerados - Entregar no máximo 72 horas após a coleta (refrigerado) LAVADO GÁSTRICO - É necessário jejum de 12 horas Procedimento: - 10 mL obtidos por sondagem gástrica - Os tubos para coleta DEVEM conter 100 mg de carbonato de sódio. Adicionar de 5 a 10 mL de lavado a cada 100 mg de carbonato de sódio. LIQUOR: - Colher 2 mL por punção suboccipital ou lombar. Não processar o material; não pode ser centrifugado. URINA: - Toda a urina da primeira micção da manhã (mínimo de 100 mL) - Eventualmente, pode ser realizado em amostra isolada colhida em outro horário. - A amostra deve ser colhida sem conservante e enviada em até 1 h a temperatura ambiente, ou até 24 horas, se refrigerada. - Não pode ser realizado em urina de 24 horas. Procedimento: - Fornecer 1 pacote de algodão com clorexidina aquosa 0,2% - Encaminhar o cliente ao banheiro - Orientar a higiene genital - Colher toda a urina da primeira micção da manhã, em um frasco descartável de 500 mL. - Colocar o frasco em saco plástico apropriado e encaminhar para a Distribuição. OBS: - Mulher: orientar a higiene de frente para trás (uretra-anus); se estiver menstruada, fornecer tampão vaginal e fazer assepsia em posição ginecológica. - Homem: orientar a retrair o prepucio e fazer a higiene da glande. SANGUE: - Colher 3 mL de sangue em 1 tubo com anticoagulante EDTA. LIQUIDO ASCITICO/ LIQUIDO PLEURAL: - Material de punção que não sofreu nenhum processamento laboratorial, em volume mínimo de 5 mL.

Orientações necessárias

- Este exame pode ser realizado em escarro, lavado broncoalveolar, lavado brônquico, secreção traqueal, lavado gástrico, liquor, urina, sangue, medula óssea, líquido ascítico, líquido pleural, líquido sinovial, líquido pericárdico e materiais obtidos por punção aspirativa. Não é realizado em amostras coletadas da mama, seja secreção, aspirado ou fragmento de tecido. Materiais Escarro - É necessário retirar o frasco estéril apropriado e as instruções de coleta em uma das unidades de atendimento do Fleury, uma vez que a amostra deve ser colhida em casa. - O cliente precisa entregar o material até uma hora após tê-lo colhido, caso a amostra permaneça em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se estiver refrigerada (2-8ºC). - Excepcionalmente, a amostra pode ser colhida no Fleury, porém somente na Unidade Republica do Libano I. Não há necessidade de agendamento, mas existe a possibilidade de espera se a sala apropriada para o procedimento estiver ocupada. Lavado broncoalveolar ou brônquico: - Para que a coleta seja efetuada no Fleury, o cliente tem de agendar também uma broncoscopia. Lavado gástrico: - A coleta desse material requer um jejum de 12 horas e pode ser feita fora do Fleury, desde que o cliente utilize um kit apropriado, disponível em qualquer unidade de atendimento. - É necessário entregar a amostra no Fleury até uma hora depois da coleta, caso permaneça em temperatura ambiente, ou em 72 horas, se estiver refrigerada e tamponada com carbonato de sódio. Liquor: - No Fleury, a coleta desse material requer agendamento prévio. - Caso seja colhido fora do Fleury, o liquor tem de ser enviado sob refrigeração, no volume mínimo de 1 mL. - A amostra se mantém estável por 72 horas se mantida refrigerada (2-8°C). Urina: - O cliente deve colher toda a urina da primeira micção da manhã em frasco sem conservante (volume mínimo de 100 mL). Eventualmente, pode-se fazer o exame em amostra colhida em outro horário. A análise, porém, não é efetuada em urina de 24 horas. - A amostra se mantém estável por 48 horas se mantida refrigerada (2-8°C). Líquidos ascítico e pleural: - ,A coleta pode ser feita no Fleury, guiada por ultrassom, com agendamento prévio. - Amostras não colhidas no Fleury devem permanecer refrigeradas e ser entregues em até 72 horas após a coleta. Medula óssea: - Caso a coleta seja realizada no Fleury, o cliente também precisa agendar a punção com antecedência.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822