Manual de exames

Nasofibrofaringolaringoscopia

Outros nomes: FIBRONASOLARINGOSCOPIA, NASOFIBROSCOPIA, NASOSCOPIA, RINOSCOPIA, Endoscopia naso sinusal, Videoendoscopia naso sinusal, Endoscopia do esfíncter velo faríngeo, Manobra de Muller, Rinofibroscopia, Teste de Muller, Rinolaringoscopia, Nasofibrolaringoscopia, VIDEONASOFIBROLARINGOSCOPIA, NASOFIBROLARINGOSCOPIA DIRETA

Este exame precisa ser agendado

Regiões estudadas

Fossas nasais, faringe e laringe

Método

Avalia morfológica e funcionalmente as estruturas contidas na cavidade nasal, faringe e laringe. Identifica alterações que são registradas em DVD e fotos, e, quando indicado, por meio da gravação da voz.
O exame é realizado por meio de videoendoscópio flexível, de calibre fino (3,4 mm). É aplicada uma medicação anestésica no nariz na forma de spray e, se necessário, uma medicação vasoconstrictora para diminuir o edema da mucosa nasal facilitando a passagem do aparelho pelo nariz. O uso destas medicações somente será feito se não houver contra-indicação médica.

Interpretação e comentários

- Esta avaliação está indicada para portadores de doenças de diferentes origens, localizadas nas cavidades nasais, na faringe e na laringe, que afetam a respiração, a voz e a fala. A relação de afecções e alterações que podem ser estudadas por este método inclui rinite alérgica, sinusites, desvio do septo nasal, hipertrofia das conchas nasais, polipose, cistos das fossas nasais, hipertrofia da tonsila faríngea (adenoide), imperfuração coanal, incompetência/insuficiência velofaríngea, ronco e apnéia do sono, disfonias, rouquidão, pólipos, cistos, tumores, inflamações, infecções e malformações da laringe e manifestações supraesofágicas da doença do refluxo gastroesofágico, entre outras.

Orientações necessárias

I Informações sobre o exame
- A nasofibrofaringolaringoscopia é um exame que avalia as estruturas existentes nas cavidades nasais, faringe e laringe por meio de um endoscópio flexível de pequeno diâmetro. É indolor e as imagens obtidas são registradas em fotos e vídeo disponibilizados na Internet.

II Critérios de realização
- Este exame é realizado em adultos e crianças a partir de 12 anos de idade, para menores de 12 anos , agendar a sigla ORLNASI.

- Exame somente será realizado mediante apresentação de solicitação médica, com CRM (registro do conselho regional de medicina). Não será aceito solicitação de qualquer outro profissional da área de saúde.
- Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável.

III Preparo
- Este exame não necessita de preparo.

IV Observação
- Em caso de criança, convém salientar que não será possível a realização do exame se não houver colaboração. Isto só pode ser avaliado pelo médico do setor no momento do exame.
- Pela metodologia utilizada, não é possível a realização de biópsia e/ou fazer avaliação da deglutição.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura