Natalizumabe Tysabri 300mg, medicamento e aplicação, endovenoso

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento O medicamento natalizumabe deve ser administrado por via intravenosa (IV, na veia) em adultos a partir dos 18 anos de idade. II - Critérios de realização - A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica. - Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da infusão da medicação. A administração de natalizumabe é realizada somente após entrevista médica -.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre o natalizumabe - O natalizumabe é um anticorpo monoclonal, da classe IgG4, humanizado, que se liga especificamente à subunidade alfa4 das integrinas alfa4 beta1 e alfa4 beta7, que são expressas na superfície de todos os leucócitos, exceto em neutrófilos, inibindo a adesão dos leucócitos mediada por alfa4 aos seus receptores, que incluem a VCAM-1, presente no endotélio vascular e a MadCAM-1, presente no endotélio vascular do trato digestório. A interação do natalizumabe com seus alvos previne a transmigração dos leucócitos mononucleares através do endotélio para o tecido inflamado, reduzindo o processo inflamatório local. II - Indicações do natalizumabe - O natalizumabe é indicado no tratamento da esclerose múltipla recorrente-remitente, especialmente nos dois subgrupos de pacientes: 1-Aqueles que não responderam a um ciclo completo com outros tratamentos, com pelo menos uma recidiva da doença no ano anterior, e pelo menos nove lesões hiperintensas em imagens ponderadas em T2 na ressonância magnética de crânio ou pelo menos uma lesão com realce por gadolínio. 2- Esclerose múltipla recorrente-remitente grave em rápida evolução, definida por duas ou mais recidivas incapacitantes no espaço de um ano e uma ou mais lesões realçadas por gadolínio em uma imagem do cérebro obtida por ressonância magnética ou um aumento significativo das lesões em imagens ponderadas em T2, comparativamente com uma ressonância magnética anterior recente. A segurança e a eficácia do natalizumabe IV não foram avaliadas em pacientes menores de 17 anos de idade e, portanto, seu uso em crianças e adolescentes não é recomendado. OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.

Doses e intervalos

(a princípio, será seguida a prescrição médica; caso haja alguma discrepância evidente em relação às doses abaixo preconizadas, o médico do atendimento deve ser alertado): - A posologia do natalizumabe IV é de 300mg a cada 4 semanas. A continuação do tratamento deve ser reconsiderada em pacientes que não apresentem benefícios, após 6 meses de tratamento.

Efeitos adversos

As reações infusionais mais comuns, observadas durante a administração do natalizumabe são: tontura, náuseas, urticária e rigidez muscular. "Reação de hipersensibilidade" aguda, inclusive anafilática é observada em 1,1% dos pacientes que utilizam o natalizumabe IV.

Farmácia

Preparo: Toda a preparação do medicamento Natalizumabe IV deve ser realizada em condições assépticas. Materiais - Luvas estéreis/Luvas de procedimento - Equipo bomba - Álcool a 70% - Gaze estéril - Capa foto - Seringa 10 ml - Agulha 40x12 - Recipiente de 100 ml SF 0,9% - Frasco de Tysabri 300 mg Reconstituição: Diluente: solução pronta. Estabilidade após aberto: 8 h refrigerado Volume por ampola: Frasco ampola com 300 mg / 15 ml Concentração no frasco: 20 mg/ml após reconstituição Diluição: Diluente: soro fisiológico 0,9% Volume: 100 ml. Estabilidade após diluição: 8 horas R. PVC compatível, soro glicosado: Incompatível Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica Fotossensibilidade: sim, proteger com capa foto Via de Administração: EV Potencial emético: baixo Tempo de infusão: 60 min Preparo: 1. Prepare o SF 100 ml com equipo bomba preenchido com o próprio soro; 2. Retire o volume calculado e dilua no soro previamente montado. 3. Agite suavemente para misturar. Orientações Gerais: - Usar apenas soro fisio 0,9% para diluir o concentrado. Não usar nenhum outro diluente. - Certifique-se de que não há partículas em suspensão - Não congelar a solução reconstituída ou diluída.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822