Nefrolitíase, Perfil Metabólico, Vários Materiais

Outros nomes:
CALCULOSE RENAL, PERFIL BIOQUIMICO
ETIOLOGIA P/ LITIASE URINARIA
LITOGENICO, PERFIL
PERFIL METABOLICO PARA NEFROLITIASE
PERFIL METABOLICO PARA UROLITIASE
NEFROLITÍASE, PERFIL METABÓLICO PARA

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 7 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Preparo - O cliente pode manter sua alimentação habitual, a não ser que o médico assistente o oriente a fazer alguma dieta específica. - O teste requer um jejum mínimo de três horas em seu primeiro dia de realização. - Para o exame de urina tipo I, o cliente deve dar preferência à coleta da primeira urina da manhã. II - Critérios de realização - O cliente precisa estar fora de crise renal e não deve apresentar sinais de infecção urinária ou sangramento. - Da mesma forma, não pode realizar exame que use contraste radiológico com iodo nas 24 horas que antecedem o começo do teste. - Mulheres não devem estar no período menstrual nem utilizar creme ou óvulo vaginal nas 24 horas anteriores ao início da coleta de urina. - Exercícios físicos vigorosos não podem ser feitos tanto nas 24 horas antes de o teste começar quanto durante o período de coleta de urina. III - Medicamentos - Recomenda-se a suspensão do uso de vitamina C, diuréticos, corticosteroides e medicações para controle da gota - condição causada pela elevação do ácido úrico - uma semana antes de o exame ser iniciado, evidentemente com o consentimento do médico assistente. - O indivíduo não pode usar antibióticos durante o período de coleta do exame. Após o término de algum tratamento com esse tipo de medicamento, é necessário aguardar três dias para realizar o teste. - Na véspera do exame, solicita-se não tomar laxantes. - Sempre que possível, o cliente também deve evitar o uso de outras medicações nos três dias que antecedem o início do exame. Em caso de dúvida, convém consultar o médico assistente. IV - Sugestão de roteiro para realizar o exame 1º dia - O cliente precisa comparecer ao Fleury em jejum de, pelo menos, três horas para a coleta de sangue e de urina tipo I. Nessa oportunidade, a enfermagem já fornece os frascos e as instruções para a coleta de urina de 24 horas. - A coleta de urina de 24 horas deve ser iniciada no dia seguinte ou no segundo dia após a coleta de sangue e de urina tipo I. 2º dia - É necessário voltar à unidade para entregar a urina coletada durante 24 horas e mantida em temperatura ambiente. - O prazo de entrega do material é de, no máximo, 24 horas após o término da colea V - Contra-indicações - Este teste não deve ser feito durante crise de dor, infecção renal e/ou sangramento visível na urina. - Em caso de ocorrer diarreia nos dois dias que antecedem o exame, ou mesmo no dia de sua realização, o cliente precisa suspender o teste e iniciá-lo em outra data.

Processamento e adequação da amostra

SANGUE - Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 °C; - Não aliquotar; - Enviar o material à seção, em temperatura ambiente. URIN2J - Seguir as orientações descritas no respectivo IG. URINA DE 24 HORAS - Homogeneizar e medir o volume total. - Anotar volume total na ficha do paciente e no sistema de gerenciamento da amostra. - Aliquotar 4 mL em seis tubos plásticos da BD com capacidade para 4 mL. - As alíquotas referentes aos exames CAUR e OXALUR devem ser acidificadas com ácido clorídrico 50%, até que o pH fique entre 2,0 e 3,0 (usar papel indicador de pH de 0-6), e enviadas à seção em temperatura ambiente - A alíquota relativa ao exame ACURUR precisa ser alcalinizada com bicarbonato de sódio (5g/L) até que o pH se situe entre 8,0 e 9,0, devendo também ser enviada à seção em temperatura ambiente. - A alíquota do exame CITRATUR não deve conter conservante, devendo também ser enviada à seção em temperatura ambiente. - A alíquota do exame NAUR não deve conter conservante e tem de seguir refrigerada ao HOSA - Estabilidade da amostra: URINA DE 24 HORAS - Temperatura ambiente: 24 horas; - Refrigerada: 5 dias; - Congelada: 30 dias. URINA TIPO I - Temperatura ambiente: 3 horas; - Refrigerada: 24 horas. - Congelada: não aceitável. SORO - Temperatura ambiente: 3 dias; - Refrigerada: 7 dias; - Congelada: 6 meses.

Método

SORO - Creatinina: cinético colorimétrico. - Ácido úrico: enzimático colorimétrico. - Cálcio: colorimétrico. - Fósforo: fotométrico. URINA - ACURUR: enzimático colorimétrico. - CAUR: colorimétrico. - OXALUR: enzimático colorimétrico. - CITRATUR: enzimático colorimétrico. - CREATUR: cinético, colorimétrico. - NAUR: potenciométrico.

Valor de referência

- Cálcio sérico: -- até 6 anos: de 8,8 a 10,6 mg/dL; -- acima de 6 anos: de 8,6 a 10,3 mg/dL. - Fósforo sérico: -- de 0 a 10 dias: de 4,5 a 9,0 mg/dL; -- de 11 dias a 2 anos: de 4,5 a 6,7 mg/dL; -- de 3 a 12 anos: de 4,5 a 5,5 mg/dL; -- de 13 a 60 anos: de 2,7 a 4,5 mg/dL; -- acima de 60 anos: --- homens: de 2,3 a 3,7 mg/dL; --- mulheres: de 2,8 a 4,1 mg/dL. - Ácido úrico sérico: -- homens: de 3,4 a 7,0 mg/dL; -- mulheres: de 2,4 a 5,7 mg/dL. - Creatinina sérica: -- recém-nascido: de 0,3 a 1,0 mg/dL; -- até 6 anos: de 0,3 a 0,7 mg/dL; -- de 7 a 12 anos: de 0,5 a 1,0 mg/dL; -- acima de 12 anos: --- mulheres: de 0,6 a 1,1 mg/dL; --- homens: de 0,7 a 1,3 mg/dL. - Ácido úrico urinário: de 0,25 a 0,75 g/dia. - Cálcio urinário: -- adultos: de 55 a 220 mg/dia; -- crianças até 12 anos: até 4 mg/kg de peso corporal. - Sódio urinário: de 40 a 220 mEq (de 30 a 90 mEq/L). - Oxalato urinário: -- homens: de 17 a 43 mg/24 horas; -- mulheres: de 24 a 47 mg/24 horas; -- crianças: de 13 a 36 mg/24 horas. - Citrato urinário: -- crianças até 10 anos: acima de 36 mg/24 horas; -- adultos: de 400 a 1.000 mg/24 horas. - Creatinina urinária: -- até 15 anos: de 8 a 22 mg/kg/24 horas; -- acima de 15 anos: --- homens: de 14 a 26 mg/kg/24 horas; --- mulheres: de 11 a 20 mg/kg/24 horas.

Interpretação e comentários

- Este exame é útil na avaliação do indivíduo com calculose urinária de repetição, propiciando o encontro de causas primárias para a formação de cálculos. O método avalia o metabolismo do cálcio, do fósforo, do ácido úrico e da cistina, assim como a função das paratiroides, além de investigar a presença de infecção urinária e de distúrbio de acidificação urinária. O resultado do perfil é interpretativo e os vários dados obtidos no exame são analisados em conjunto para a emissão do relatório final.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822