Otoemissões acústicas, Infantil

Outros nomes:
EMISSÕES OTOACUSTICAS, INFANTIL
EVOCADA, OTOEMISSÃO TRANSIENTE, INFANTIL
OTOEMISSÃO TRANSIENTE EVOCADA, INFANTIL
OTOEMISSÕES, INFANTIL
OTOEMISSÕES POR PRODUTO DE DISTORCÃO, INFANTIL
OTOEMISSÕES POR PRODUTO EVOCADA, INFANTIL
TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL
TESTE DA ORELHINHA

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Este exame é realizado em crianças até 2 anos 11 meses e 30 dias de idade. - Exame somente será realizado mediante apresentação de solicitação médica, com CRM (registro do conselho regional de medicina). Não será aceito solicitação de qualquer outro profissional da área de saúde. - O cliente não deve estar com dor ou secreção no ouvido no dia do exame. II - Preparo - É necessária a privação de sono na véspera e também no dia do exame pelo maior tempo possível. - A criança precisa chegar ao Fleury com sono e com fome. Assim, os pais devem levar à unidade mamadeira ou alimentos habituais, além dos apetrechos que a criança utiliza para dormir (chupeta, travesseiro, paninhos, etc), para uso em sala de exame. III - Interferentes - A obstrução do ouvido por cera impede a realização do exame. O Fleury, porém, não faz o procedimento de remoção de cera, que deve ser realizado pelo médico-assistente do cliente. IV - Observações - O teste é indolor. - A criança deve aceitar a colocação e a permanência da oliva durante todo o exame. - Caso a realização do exame não seja possível, ele deve ser reagendado sob anestesia geral em outra data (às quartas-feiras, pela manhã, na Unidade Paraíso), o que, contudo, requer solicitação médica específica.

Método

- O teste analisa a função das células ciliadas externas (otoemissões transientes evocadas) e mapeia sua atividade nas diversas frequências (otoemissões por produto de distorção). - Nas otoemissões acústicas transientes evocadas, utiliza-se o estímulo do tipo click. Nas otoemissões acústicas por produto de distorção, empregam-se dois tons puros de frequências diferentes, selecionados pela relação de frequência 1,22. A média geométrica de tais frequências determina a região coclear investigada. - O exame é realizado por meio da colocação de uma oliva indolor no meato acústico externo. - O método pode ser aplicado em crianças desde o nascimento.

Valor de referência

- Otoemissões acústicas transientes: -- ECHO: 3 ou 6dB ou mais acima do ruído de fundo; Otoemissões acústicas por produto de distorção: --relação sinal/ruído: maior que 6dB ou 12dB, a depender do equipamento utilizado.

Interpretação e comentários

- O teste de otoemissões acústicas é indicado como triagem auditiva em berçários, pessoas que trabalham em ambientes insalubres, pacientes em uso de drogas ototóxicas, indivíduos que fazem quimioterapia, crianças em fase de pré-alfabetização e outras situações de risco para a audição. Além disso, o exame serve para complementar a avaliação audiológica e eletrofisiológica.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822