Outros nomes: Painel farmacogenético para cardiologia, Painel farmacogenômico para cardiologia, Perfil farmacogenético para cardiologia, Perfil farmacogenômico para cardiologia, Perfil genético de metabolização de drogas em cardiologia
Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável para a realização do exame.
Este exame não necessita de agendamento prévio ou qualquer tipo de preparo.
Levar pedido médico e documento de identificação. É imprescindível o preenchimento e assinatura do impresso "Termo de ciência e consentimento para realização de teste farmacogenético"
Para saber sobre estes exames e como realizar, acesse:
https://www.fleurygenomica.com.br/exames/painel-farmacogenomico/
Restrições:
Amostra de sangue: não necessário jejum
Amostra de swab (Absorve 23007): apenas via solicitação no site https://www.fleurygenomica.com.br
Material biológico: SWAB BUCAL
Não manipular
Enviar o material em temperatura ambiente para setor de Métodos Moleculares
Ao ser uma sigla oferecida B2C e B2B. Existem 02 possíveis fluxos:
1. A amostra colhida chegará na distribuição com a etiqueta da ficha colada. Realizar o gerenciamento da etiqueta e encaminhar para o setor de Métodos Moleculares.
2. A amostra colhida estará dentro de um saco plástico ou envelope junto com o formulário preenchido com os dados do cliente.
Realizar a conferência do número da ficha, aberta previamente pelo Núcleo Genômica, o qual estará escrito em um adesivo colado no saco plástico e no formulário.
Como conferência adicional, o número do tubo estará no campo de “Observações” da ficha. Este número do tubo corresponde ao número localizado na etiqueta do tubo, o qual corresponde a um código gerado pela empresa fabricante do tubo de coleta.
Utilizar o número da ficha para imprimir a etiqueta e gerenciar.
Não manipular
Enviar o material em temperatura ambiente para setor de Métodos Moleculares;
Estabilidade da amostra de swab seco:
Temperatura ambiente: 60 dias
Refrigerada (2-8ºC): não aceitável
Congelada (-20ºC): não aceitável
Material biológico: SANGUE
Não manipular, enviar o material refrigerado para setor de Métodos Moleculares.
Rejeitar amostras de sangue colhidas em tubo com heparina ou qualquer tubo que não esteja de acordo com o solicitado no procedimento de coleta.
Volume mínimo: 1 mL
Estabilidade da amostra de sangue:
Temperatura ambiente: 72 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias;
Congelada (-20 ºC): não aceitável.
Genotipagem de SNPs por array genômico e avaliação de CNV do gene CYP2D6 por PCR em tempo real.
O resultado será acompanhado de um relatório interpretativo.
Os resultados obtidos são interpretados de acordo com a combinação dos polimorfismos encontrados e sugerem o ""status metabolizador"" para cada uma das enzimas estudadas e, consequentemente, para as medicações por elas metabolizadas. As categorias obtidas são, em geral, metabolizador "normal", "intermediário", "lento", "rápido" e "ultrarrápido". Com o resultado, será reportada lista com as enzimas e as medicações por elas metabolizadas.
Principais medicamentos analisados no exame*: acenocumarol, amiodarona, amlodipina, apixabana, ácido acetilsalicilico, atenolol, atorvastatina, benazepril, bumetanida, captopril, carvedilol, clopidogrel, dabigatrana, digoxina, enalapril, fenofibrato, flecainida, fluvastatina, furosemida, anticoncepcionais orais contendo estrógeno, irbesartana, losartana, lovastatina, metoprolol, nebivolol, perindopril,
femprocumona, pitavastatina, prasugrel, pravastatina, propafenona, propranolol, quinapril, rivaroxabana, rosuvastatina, sinvastatina, ticagrelor, timolol, torasemida, varfarina.
*Em caso de dúvidas sobre os medicamentos analisados, favor entrar em contato com o Núcleo de Genômica ([email protected])