Manual de exames

Painel de farmacogenética para endocrinologia, Vários Materiais

Outros nomes: Painel farmacogenético para endocrinologia, Painel farmacogenômico para endocrinologia, Perfil farmacogenético para endocrinologia, Perfil farmacogenômico para endocrinologia

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável para a realização do exame.

O cliente deve entregar no dia da coleta o Formulário de solicitação de teste genético (Painel Farmacogenômico) preenchido e assinado por ele (obrigatório)

Esse formulário pode ser retirado em qualquer unidade ou solicitado por e-mail para [email protected] (o e-mail será respondido em até 48h).

Este exame não necessita de agendamento prévio ou qualquer tipo de preparo.

Necessário apresentar o pedido médico e documento de identificação.

Caso o cliente tenha alguma dúvida sobre o exame, entrar em contato com o Núcleo de Atendimento de Genômica. Telefone 3003-5001; e-mail: [email protected]

Para os clientes que desejem receber assessoramento médico em genética, o Fleury oferece de maneira OPCIONAL a consulta de aconselhamento genético.

Restrições:
Amostra de sangue: não necessário jejum
Amostra de saliva ou raspado oral (swab): Nos 30 minutos anteriores a coleta da saliva, não beber, comer,
fumar, mascar chicletes, escovar os dentes ou inserir qualquer objeto na boca (SOMENTE ATRAVÉS DA COMPRA VIA KIT DE COLETA).

Processamento e adequação da amostra

Não manipular
Se amostra colhida em EDTA, enviar o material em temperatura ambiente para setor de Métodos Moleculares acompanhado do Formulário de solicitação de teste genético (Painel Farmacogenômico) original preenchido.

Se amostra colhida em saliva ou raspado oral, enviar o material em temperatura ambiente para setor de Métodos Moleculares acompanhado do Formulário de solicitação de teste genético (Painel Farmacogenômico) original preenchido.

Rejeitar amostras de sangue colhidas em tubo com heparina ou qualquer tubo que não esteja de acordo com o solicitado no procedimento de coleta.

Estabilidade da amostra de sangue:
Temperatura ambiente: 72 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias;
Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Estabilidade da amostra de saliva ou raspado oral:
Temperatura ambiente: 30 dias
Refrigerada (2-8ºC): não aceitável
Congelada (-20ºC): não aceitável

Método

PCR em tempo real

Valor de referência

O resultado será acompanhado de um relatório interpretativo.

Interpretação e comentários

Os resultados obtidos são interpretados de acordo com a combinação dos polimorfismos encontrados e sugerem o "status metabolizador" para cada uma das enzimas estudadas e, consequentemente, para as medicações por elas metabolizadas. As categorias obtidas são, em geral, metabolizador "normal", "intermediário", "lento", "rápido" e "ultrarrápido".
Com o resultado, será reportada lista com as enzimas e as medicações por elas metabolizadas. Medicamentos avaliados no exame: Eliglustate (Cerdelga®), anticoncepcionais contendo estrógeno, Gliclazida,
Glimepirida, Glibenclamida (Glibenclamide®), Saxagliptina (Onglyza®), Tolbutamida (Orinase®). Risco de trombose venosa e doença cardiovascular.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura