Peniscopia

Outros nomes:
GENITOSCOPIA MASCULINA
PENISCOPIA COMPLETA

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Exame realizado somente com solicitação médica. - Caso haja também solicitação de exames de sangue com jejum, a coleta precisa ser feita antes da peniscopia, para que o cliente possa se alimentar primeiro. Neste caso, é necessário chegar ao Fleury uma hora antes do horário marcado para o procedimento. II - Interferentes - Se houver exames com coleta de esperma ou secreção uretral, esses procedimentos devem ser realizados um dia antes ou dois dias depois à da peniscopia, para que não ocorra interferência na avaliação. III - Observação - Havendo necessidade ou solicitação de biópsia, o procedimento será cobrado à parte.

Método

- Visualização por meio de microscópio cirúrgico da glande, meato uretral, prepúcio, corpo do pênis, escroto e região perineal, após aplicação local de ácido acético a 5 %, associada à coleta de material para citologia, biologia molecular e biópsia de lesões suspeitas, quando necessário.

Valor de referência

- Ausência de lesões e demais exames conexos sem evidências de alterações e/ou presença de atividade viral (vide exames específicos).

Interpretação e comentários

- Nos últimos anos, acumularam-se várias evidências da relação entre os papilomavírus (HPV) e diversas neoplasias genitais, notadamente o carcinoma do colo uterino e, em menor escala, do pênis, além de existirem relatos recentes da mesma associação nos casos de neoplasia da uretra feminina e da região perianal e anal. O mecanismo do aparecimento de tais cânceres seria por meio de uma provável inibição das proteínas p53 e RB por alguns desses vírus, sobretudo o HPV-16 e o HPV-18, facilitando o desenvolvimento de lesões pré-neoplásicas e neoplásicas. Dados americanos apontaram um incremento de 47% na incidência dessa infecção em um período de dez anos no fim da década de 80, além do encontro de coilocitose em 6% das colpocitologias oncóticas americanas no período de um ano. Quase invariavelmente, o diagnóstico é feito primeiro na mulher, pela conjunção da colpocitologia oncótica, da colposcopia, da biópsia e de métodos moleculares. - O parceiro masculino, quando investigado, pode apresentar lesões em cerca de 60% a 70% dos casos. O diagnóstico fica bastante sensibilizado quando se utiliza a peniscopia, que é o exame dos genitais com magnificação de 10 a 25 vezes após a aplicação local de ácido acético. No Fleury, o exame está associado à citologia da região (escovado da glande/prepúcio e da fossa navicular uretral). A biópsia das lesões acuminadas (verrucosas) e das chamadas lesões acetopositivas papulares é muito útil para o diagnóstico. Em algumas situações, os estudos histológico e citológico podem contar com a incorporação de técnicas moleculares, como a hibridação in situ, nos espécimes de biópsia, e a captura híbrida, geralmente em escovado da glande e do prepúcio interno, da uretra ou diretamente da lesão suspeita. - Além de diagnosticar lesões decorrentes da infecção pelo HPV, a peniscopia também tem utilidade na investigação de outras balanites recorrentes, complicadas ou refratárias aos tratamentos habituais, bem como nas alterações dermatológicas que podem acometer os genitais, causando apreensão e disfunção sexual. Apesar da menor incidência de problemas oncogênicos no homem, contrariamente ao que ocorre na mulher, as lesões masculinas também podem apresentar transformação, como a neoplasia intra-epitelial peniana. Além disso, o homem funciona como vetor indiscutível do vírus e existe a possibilidade de que suas lesões cresçam e se multipliquem, como é o caso das acuminadas múltiplas.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822