Pesquisa do Papilomavírus Humano (HPV), por técnica molecular, Vários Materiais

Outros nomes:
HPV, PESQUISA DE
GENOTIPAGEM PARA HPV
GENOTIPAGEM PARA PAPILOMAVÍRUS
PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) POR GENOTIPAGEM
PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) POR MICROARRAY
HPV, PESQUISA POR GENOTIPAGEM EM MATERIAL FRESCO OU BLOCO DE PARAFINA
HPV, PESQUISA POR MICROARRAY EM MATERIAL FRESCO OU BLOCO DE PARAFINA
HPV, MÉTODO PAPILLOCHECK®
CAPTURA HÍBRIDA PARA HPV
HPV, DETECÇÃO DE SUBTIPOS DE ALTO RISCO
HPV, PESQUISA MOLECULAR
HPV, PESQUISA POR PCR
HPV, PCR EM TEMPO REAL PARA
PCR PARA HPV
COBAS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 22h

Processamento e adequação da amostra

COLETA NAS UNIDADES - Enviar o material de raspados ou de biópsias para a BMO em temperatura ambiente. MATERIAL ENVIADO - Só receber no kit de coleta e transporte para HPV no frasco thinprep, prestando atenção à data de validade que consta no frasco do kit. As amostras podem ser recebidas até uma semana em temperatura ambiente, sem necessidade de refrigeração. Se refrigeradas até 15 dias e se congeladas até 1 mês. - Quando a amostra for de biópsias ou de outro tipo de tecido, só receber no kit de coleta para HPV no frasco thinprep, prestando atenção à data de validade que consta no frasco do kit. - Biópsias cervicais processadas com fixadores histológicos também podem ser testadas por genotipagem. - As amostras de biópsias frescas podem ser recebidas até 24 horas após a coleta, se mantidas em temperatura ambiente, ou até 30 dias, se estiverem congeladas a -20°C. - Quando solicitado HPV em fragmento de tecido emblocado em parafina (bloco de parafina) abrir a sigla APBMO (sigla interna para o setor AP ficar avisado) juntamente com a sigla HPVCAP e enviar o material para o setor de Anatomia Patológica em Temperatura Ambiente. - Se a cliente tiver coleta de HPVCAP, CLAMDNA ou NEISSDNA do mesmo local RASPADO CERVICAL, poderá ser enviado em um único meio de transporte Thinprep, as duas etiquetas dos exames devem ser coladas no mesmo frasco.

Método

- Detecção do DNA de Papilomavírus humano (HPV) por PCR em tempo real. - O teste detecta 14 subtipos de HPV de alto risco:16,18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 66, e 68. Quando houver presença de HPV 16 e/ou 18 esse teste propicia a genotipagem especificamente desses dois tipos. Caso o resultado seja positivo para um dos subtipos de HPV de alto risco que não seja possível à caracterização do mesmo será realizado o teste de detecção do DNA de papilomavírus humano (HPV) por microarray, com a utilização de teste comercial denominado PapilloCheck®, fabricado por Greiner BioOne. - O teste detecta 24 subtipos de HPV, subdivididos em dois grupos: -- HPV de baixo risco: tipos 6/11/40/42/43/44; -- HPV de alto risco: tipos 16/18/31/33/35/39/45/51/52/53/56/58/59/66/68/70/73/82. ATENÇÃO: Só será realizada a pesquisa de HPV de baixo risco caso a metodologia PCR em tempo real apresentar resultado positivo para HPV de alto risco.

Valor de referência

- Detecção do DNA de Papilomavírus humano (HPV) por PCR em tempo real: - HPV de alto risco (tipos 16,18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 66, e 68): Negativo. - Se o resultado for positivo para HPV de alto risco na metodologia PCR em tempo real, faremos a detecção do DNA de papilomavírus humano (HPV) por microarray, com a utilização de teste comercial denominado PapilloCheck®, fabricado por Greiner BioOne: - Negativo para HPV de baixo risco (tipos 6/11/40/42/43/44) e para HPV de alto risco (tipos 16/18/31/33/35/39/45/51/52/53/56/58/59/66/68/70/73/82). ATENÇÃO: Só será realizada a pesquisa de HPV de baixo risco caso a metodologia PCR em tempo real apresentar resultado positivo para HPV de alto risco

Interpretação e comentários

- Há uma clara associação entre a infecção pelo HPV e o desenvolvimento de neoplasia de colo uterino. Cerca de 30 subtipos do vírus acometem o trato genital, embora o 16 e o 18 estejam mais frequentemente associados ao câncer. - A detecção do DNA do HPV pode ser feita por captura híbrida, por hibridação in situ e por genotipagem, todas elas realizadas rotineiramente no Fleury. - A captura híbrida avalia apenas os tipos de alto risco. A hibridação in situ está indicada quando há necessidade de uma correlação histopatológica. A genotipagem, por sua vez, tem vantagens sobre a captura, uma vez que detecta um número mais elevado de tipos de HPV - seis tipos de baixo risco (6/11/40/42/43/44) e 18 tipos de alto risco (16/18/31/33/35/39/45/51/52/53/56/58/59/66/68/70/73/82) -, além de apresentar controle de qualidade da amostra e de poder ser realizada em biópsias fixadas em formalina e embebidas em parafina. - O teste de genotipagem utilizado pelo Fleury é denominado PapilloCheck® e se baseia na hibridação do DNA-HPV com DNA-array, sendo útil para estimar risco e manejo clínico de infecções persistentes pelo mesmo tipo de HPV, assim como para determinar risco e conduta na vacinação contra o papilomavírus humano. - É importante salientar que, como a tecnologia de genotipagem permite uma detecção específica do tipo de HPV, o Fleury não oferece mais a captura híbrida de baixo e alto risco. No entanto, se o médico realmente desejar a realização desse exame, é possível executar o teste que identifica apenas os tipos de alto risco do vírus.

Orientações necessárias

I - Para clientes do sexo feminino - Nas 48 horas anteriores ao exame, é necessário seguir as recomendações abaixo: -- não usar creme e/ou óvulo vaginal; -- não utilizar ducha nem fazer lavagem interna; -- não realizar exame ginecológico com toque e/ou ultrassonografia transvaginal; -- não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos . - O ideal é não fazer o exame durante a menstruação. II - Para clientes do sexo masculino - As coletas de material genital masculino são realizadas de segunda a sábado, das 7 às 12 horas, em todas as unidades de atendimento do Fleury. - ATENÇÃO, as unidades Chácara Klabin, Granja Viana, Heitor Penteado, Oscar Americano e São Bernardo do Campo NÃO realizam coleta masculina. No período da tarde, o exame é colhido de segunda a sexta-feira somente na unidade Paraíso (até as 21 horas). Aos domingos e feriados, das 7 às 12 horas, somente na Unidade Paraíso. - No período da tarde, o exame é colhido de segunda a sexta-feira na Unidade República do Líbano I (até as 18 horas) .

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822