PH-Metria, computadorizada do, Esofago

Outros nomes:
ACIDIMETRIA ESOFAGICA
HOLTER ESOFAGICO
MONITORIZACAO COMPUTADORIZADA DO PH INTRAESOFAGICO
MONITORIZACAO PROLONGADA DO PH INTRALUMINAR ESOFAG
PH ESOFAGICO DE 24 HORAS
PH-METRIA COM DOIS CANAIS
PH-METRIA COM DUPLO PROBE
PH-METRIA COM TRES CANAIS
PH-METRIA COM TRIPLO PROBE
PH-METRIA COMPUTADORIZADA DO ESOFAGO
PH-METRIA ESOFAGICA
PH-METRIA ESOFAGICA DE 24 HORAS
PH-METRIA ESOFAGICA PROLONGADA
REFLUXO GASTROESOFAGICO DE 24 HORAS, PESQUISA DE
PHMETRIA COM TRÊS CANAIS
PHMETRIA ESOFÁGICA
PHMETRIA COM DOIS CANAIS

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 5 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - A pH-metria é uma das duas modalidades oferecidas pelo Fleury para a monitoração prolongada do refluxo gastroesofágico. Consiste na introdução de um eletrodo com calibre de 2 milímetros no esôfago, por via nasal, assim como na fixação de outros dois eletrodos, um na face e outro no tórax. - O exame mede o refluxo ácido em um, dois ou três níveis, de acordo com a solicitação médica e com a entrevista realizada pelo médico do Fleury, no dia da avaliação. - "A monitoração dura de 18 a 24 horas; depois desse período, o cliente precisa retornar para retirada do sistema, em horário e o local a serem informados no dia do colocação do equipamento" - O exame não é realizado sob sedação apenas requerendo a aplicação de pomada anestésica na narina. Dessa forma, o cliente não precisa comparecer ao Fleury com acompanhante. - A outra modalidade de monitoração prolongada disponível no Fleury, a impedâncio-pH-metria esofágica, avalia vários tipos de refluxo, ácido, não ácido e o refluxo gasoso. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com pedido médico, a partir de 14 anos de idade. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável. - Caso tenha realizado endoscopia digestiva alta, radiografia contrastada do esôfago, manometria e pH-metria esofágica, o cliente deve apresentar esses resultados no dia do exame. III - Preparo - Para a realização deste exame é necessário jejum absoluto de 5 horas, porém é possível ingerir pequenos volumes de água para tomar medicamentos que não sejam interferentes. - No dia da pH-metria, recomenda-se que o cliente tome banho o mais próximo possível do momento de colocar o equipamento, pois não é possível tomar banho durante a monitorização. IV - Interferentes -ATENÇÃO: ESSES MEDICAMENTOS DEVEM SER SUSPENSOS A NÃO SER QUE O MÉDICO SOLICITANTE ESPECIFIQUE NO PEDIDO, QUE DESEJA QUE O EXAME SEJA FEITO NA VIGÊNCIA DOS MEDICAMENTOS. NESSE CASO, O EXAME DEVE SER REALIZADO ATENDENDO AO PEDIDO DO MÉDICO; OU SEJA, SEM SUSPENDER ESSES MEDICAMENTOS. - O cliente deve suspender, por sete dias antes do exame, o uso de inibidores de bomba de prótons. Esses medicamentos têm os seguintes nomes científicos: omeprazol, pantoprazol, rabeprazol, lansoprazol e esomeprazol, dexlansoprazol e vários nomes comerciais, dentre eles: Losec®, Ogastro®, Victrix®, Peprazol®, Pantozol®, Omeprazol®, Gastrium®, Pariet®, Nexium®, Tecta®, Dexilant®, etc. - Da mesma forma devem ser interrompidos durante os três dias anteriores à pH-metria, os medicamentos, Digesan, Motilium e os Antagonistas H2 que tem os seguintes nomes científicos: cimetidina, ranitidina e famotidina e nomes comerciais como Tagamet®, Antak®, Zylium®, Famox®, etc. - Não há necessidade de suspender medicamentos que não sejam interferentes.

Método

- Medida do refluxo ácido gastroesofágico.

Valor de referência

- Junto com o relatório do exame, são fornecidos os parâmetros de normalidade, os possíveis interferentes e a interpretação dos dados obtidos.

Interpretação e comentários

- A pH-metria esofágica prolongada é considerada o melhor método para a avaliação do refluxo ácido gastroesofágico. Consiste na monitorização do pH intraluminar esofágico, em um ou mais pontos, com aparelho de registro portátil que permite ao cliente manter suas atividades cotidianas durante o período do exame (de 18 a 24 horas). O recurso quantifica o refluxo ácido gastroesofágico, estabelece a posição preferencial na qual o RGE mais ocorre e correlaciona os sintomas apresentados durante a monitorização com essa modalidade de refluxo. - O método está indicado nas seguintes situações: - diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) em pessoas com sintomas sugestivos da afecção, mas sem esofagite ao estudo endoscópico; - esclarecimento da relação existente entre os sintomas apresentados e a ocorrência de refluxo; - caracterização da posição preferencial de refluxo para auxiliar a orientação terapêutica; - esclarecimento diagnóstico em indivíduos com suspeita de DRGE baseada na presença da chamada sintomatologia atípica do refluxo (dor torácica não-coronariana e sensação de globus faríngeo) ou em manifestações extra-esofágicas (respiratórias e/ou otorrinolaringológicas); - avaliação da eficiência do tratamento clínico, cirúrgico ou endoscópico do refluxo; - estudo das recidivas de sintomas após tratamento cirúrgico ou endoscópico da DRGE.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822