Porfobilinogênio, dosagem, urina

Outros nomes:
DOSAGEM DE PORFOBILINOGENIO
PORFOBILINOGENIO, DOSAGEM DE
PORFOBILINOGÊNIO, DOSAGEM NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 8 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- Este exame é feito apenas em urina colhida durante 24 horas. - O cliente precisa retirar, no Fleury, os frascos com o conservante adequado e as instruções correspondentes. - O material tem de ser entregue até 24 horas após o término da coleta. - Mulheres não podem fazer uso de creme e/ou óvulo vaginal nas últimas 48 horas e, de preferência, não devem estar menstruadas no dia do exame.

Processamento e adequação da amostra

- Homogeneizar e medir o volume; - Medir o pH, que deverá ser superior ou igual a 7,0; - Aliquotar 20 mL em 5 tubos plástico ambar; - Anotar volume total na ficha do cliente e no sistema de gerenciamento de amostra; - Enviar à seção, ao abrigo da luz, refrigerada; - Volume ideal: 40 mL; volume mínimo: 20mL - Volumes de urina inferiores a 500 mL ou superiores a 5000 mL devem ser informados à área técnica via manifestação. - Alíquota teste: 20 mL, aliquotados em 5 tubos plástico âmbar devem ser enviados para ESPB ATENÇÃO - para crianças de 0 a 5 anos, quando solicitado pela Enfermagem, retirar do frasco 50% do conservante, alterando a quantidade constante no rótulo. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 48 horas; Congelada (-20 ºC): 30 dias.

Método

- Colorimétrico, de condensação com PABA.

Valor de referência

- Inferior a 2,4 mg/24 horas.

Interpretação e comentários

- O porfobilinogênio é um dos precursores metabólicos das porfirinas. O aumento de sua excreção urinária representa a expressão bioquímica da crise aguda de porfiria e a pesquisa desse fenômeno em amostra isolada, após a crise, é o teste mais freqüentemente utilizado para o diagnóstico. O teste é útil na investigação da porfiria aguda intermitente, da porfiria variegata (durante as crises) e da coproporfiria hereditária, as quais são coletivamente denominadas porfirias hepáticas. - Convém destacar que níveis discretamente aumentados de porfobilinogênio podem estar presentes em hepatopatias. Além disso, vários medicamentos são capazes de desencadear crise de porfiria e causar elevação desse precursor das porfirinas na urina.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822