PPD, teste tuberculínico

Outros nomes:

CUTIRREACAO TUBERCULINICA

IMUNIDADE CELULAR, PPD

MICOBACTERIAS, PPD

MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS, PPD

TESTE TUBERCULINICO COM PPD

TUBERCULINICO COM PPD, TESTE

TUBERCULOSE, PPD

TUBERCULOSE, TESTE INTRADERMICO PARA

Orientações necessárias

- O cliente precisa apresentar RG ou outro documento com foto para realizar o teste. - Este exame não é realizado sem pedido médico I - Informações sobre o procedimento - Trata-se de reação intradérmica com a aplicação de 2 unidades de tuberculina (UT). - O cliente precisa retornar ao Fleury 72 horas após a aplicação para que a leitura do teste seja realizada. O não comparecimento na data marcada impede a liberação do resultado. - A leitura NÃO poderá ser feita junto com outras reações intradérmicas, cujas leituras são realizadas após 48 horas da aplicação. O antígeno utilizado é derivado proteico purificado RT 23, 2 UT,de procedência do Statens Serum Institut, Copenhagen, Dinamarca, reconhecido pela OMS e Ministério da Saúde. O Fleury não faz o exame com concentrações de 5 ou 10 UT. Antes do procedimento, o cliente deve informar se fez uso de corticóide e/ou imunossupressores nos últimos sete dias. Horários de coleta no Fleury: -- Unidade Paraiso: Exame Agendado - Aplicação de segunda e terça - feiranos horários das 7hs, 7h20, 7h40, 8hs, 8h20, 8h40, 9h00, 9h20, 9h40, 10h00, 10h20, 10h40, 11h00, 11h20 e 11h40. A leitura é realizada após as 72 horas da aplicação. OBS.: Os testes NÃO devem ser aplicados 72h (3 dias) antes de feriados. - Horários de Leitura no FLeury: Realizada de quinta e sexta- feira nos horários 7hs, 7h20, 7h40, 8hs, 8h20, 8h40, 9h00, 9h20, 9h40, 10h00, 10h20, 10h40, 11h00,11h20 e 11h40

Processamento e adequação da amostra

- Anotar o local de aplicação do teste (em qual braço foi aplicado). - O resultado é digitado e liberado pela Distribuição.

Método

- Intradermo-reação. Consiste na aplicação intradérmica de 0,1 mL de derivado proteico purificado (RT 23, 2 UT) procedente do Statens Serum Institut, Copenhagen, Dinamarca, e leitura após 72 horas.

Valor de referência

- Resultado negativo para as pessoas não vacinadas ou que não entraram em contato com o microrganismo (Mycobacterium tuberculosis). Pessoas vacinadas (BCG) ou que já tiveram contato com o microrganismo, podem apresentar halos de enduração até 10 mm de diâmetro, após 48 a 72 horas.

Interpretação e comentários

- Este teste é utilizado para avaliação da imunidade contra Mycobacterium tuberculosis e utiliza o antígeno PPD RT23 (Statens Serum Institut, Copenhagem, Dinamarca), recomendado pela OMS. Suas principais indicações são: identificação de infecção latente, avaliação de resposta à vacinação BCG e triagem de indivíduos que tiveram contato com portadores de tuberculose pulmonar ativa (domiciliares e profissionais). - A interpretação do resultado da prova tuberculínica deve levar em consideração diversas variáveis, sendo algumas delas: 1 - vacinação BCG há menos de três anos; 2 - doenças imunodepressoras; 3 -gestação; 4 - uso de corticosteróides; 5 - idade; 6 - infecção pelo HIV. - Os critérios interpretativos são: -- De 0 a 4 mm (não reator): em indivíduos imunocompetentes indica ausência de infecção por M. tuberculosis. -- De 5 a 9 mm (reator fraco): em indivíduos imunocompetentes indica resposta vacinal ao BCG ou infecção por M. tuberculosis. Em pacientes infectados pelo HIV, ou em uso de corticóide (dose equivalente a 15 mg ou mais de prednisona por dia) por 30 dias ou mais, deve-se interpretar como infecção por M. tuberculosis. -- A parti de 10 mm (reator forte): em indivíduos imunocompetentes indica infecção por M. tuberculosis ou vacinação BCG há menos de três anos. A positividade do teste não indica atividade da doença. - A prova tuberculínica é também uma ferramenta útil para indicação da quimioprofilaxia, sendo alguns exemplos: 1- crianças com idade inferior a 15 anos, sem sinais compatíveis com tuberculose ativa, contato de tuberculosos bacilíferos, não vacinadas com BCG e com teste tuberculínico evidenciando enduração igual ou maior que 10 mm; 2- crianças vacinadas com BCG, mas com teste tuberculínico evidenciando enduração igual ou maior que 15 mm. 3- indivíduos com aumento na resposta tuberculínica igual ou maior que 10 mm, quando comparados resultados de testes realizados em intervalo de até 12 meses. - O teste de PPD pode também ser utilizado na avaliação de imunidade celular; quando usado para este fim, a leitura é padronizada para ser feita em 48 horas e qualquer diâmetro observado já reflete uma resposta imune do indivíduo.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.