PPD, teste tuberculínico

Outros nomes:
CUTIRREACAO TUBERCULINICA
IMUNIDADE CELULAR, PPD
MICOBACTERIAS, PPD
MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS, PPD
TESTE TUBERCULINICO COM PPD
TUBERCULINICO COM PPD, TESTE
TUBERCULOSE, PPD
TUBERCULOSE, TESTE INTRADERMICO PARA

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- O cliente precisa apresentar RG ou outro documento com foto para realizar o teste. - Este exame não é realizado sem pedido médico I - Informações sobre o procedimento - Trata-se de reação intradérmica com a aplicação de 2 unidades de tuberculina (UT). - O cliente precisa retornar ao Fleury 72 horas após a aplicação para que a leitura do teste seja realizada. O não comparecimento na data marcada impede a liberação do resultado. - A leitura NÃO poderá ser feita junto com outras reações intradérmicas, cujas leituras são realizadas após 48 horas da aplicação. O antígeno utilizado é derivado proteico purificado RT 23, 2 UT,de procedência do Statens Serum Institut, Copenhagen, Dinamarca, reconhecido pela OMS e Ministério da Saúde. O Fleury não faz o exame com concentrações de 5 ou 10 UT. Antes do procedimento, o cliente deve informar se fez uso de corticóide e/ou imunossupressores nos últimos sete dias. Horários de coleta no Fleury: -- Unidade Paraiso: Exame Agendado - Aplicação de segunda e terça - feiranos horários das 7hs, 7h20, 7h40, 8hs, 8h20, 8h40, 9h00, 9h20, 9h40, 10h00, 10h20, 10h40, 11h00, 11h20 e 11h40. A leitura é realizada após as 72 horas da aplicação. OBS.: Os testes NÃO devem ser aplicados 72h (3 dias) antes de feriados. - Horários de Leitura no FLeury: Realizada de quinta e sexta- feira nos horários 7hs, 7h20, 7h40, 8hs, 8h20, 8h40, 9h00, 9h20, 9h40, 10h00, 10h20, 10h40, 11h00,11h20 e 11h40

Processamento e adequação da amostra

- Anotar o local de aplicação do teste (em qual braço foi aplicado). - O resultado é digitado e liberado pela Distribuição.

Método

- Intradermo-reação. Consiste na aplicação intradérmica de 0,1 mL de derivado proteico purificado (RT 23, 2 UT) procedente do Statens Serum Institut, Copenhagen, Dinamarca, e leitura após 72 horas.

Valor de referência

- Resultado negativo para as pessoas não vacinadas ou que não entraram em contato com o microrganismo (Mycobacterium tuberculosis). Pessoas vacinadas (BCG) ou que já tiveram contato com o microrganismo, podem apresentar halos de enduração até 10 mm de diâmetro, após 48 a 72 horas.

Interpretação e comentários

- Este teste é utilizado para avaliação da imunidade contra Mycobacterium tuberculosis e utiliza o antígeno PPD RT23 (Statens Serum Institut, Copenhagem, Dinamarca), recomendado pela OMS. Suas principais indicações são: identificação de infecção latente, avaliação de resposta à vacinação BCG e triagem de indivíduos que tiveram contato com portadores de tuberculose pulmonar ativa (domiciliares e profissionais). - A interpretação do resultado da prova tuberculínica deve levar em consideração diversas variáveis, sendo algumas delas: 1 - vacinação BCG há menos de três anos; 2 - doenças imunodepressoras; 3 -gestação; 4 - uso de corticosteróides; 5 - idade; 6 - infecção pelo HIV. - Os critérios interpretativos são: -- De 0 a 4 mm (não reator): em indivíduos imunocompetentes indica ausência de infecção por M. tuberculosis. -- De 5 a 9 mm (reator fraco): em indivíduos imunocompetentes indica resposta vacinal ao BCG ou infecção por M. tuberculosis. Em pacientes infectados pelo HIV, ou em uso de corticóide (dose equivalente a 15 mg ou mais de prednisona por dia) por 30 dias ou mais, deve-se interpretar como infecção por M. tuberculosis. -- A parti de 10 mm (reator forte): em indivíduos imunocompetentes indica infecção por M. tuberculosis ou vacinação BCG há menos de três anos. A positividade do teste não indica atividade da doença. - A prova tuberculínica é também uma ferramenta útil para indicação da quimioprofilaxia, sendo alguns exemplos: 1- crianças com idade inferior a 15 anos, sem sinais compatíveis com tuberculose ativa, contato de tuberculosos bacilíferos, não vacinadas com BCG e com teste tuberculínico evidenciando enduração igual ou maior que 10 mm; 2- crianças vacinadas com BCG, mas com teste tuberculínico evidenciando enduração igual ou maior que 15 mm. 3- indivíduos com aumento na resposta tuberculínica igual ou maior que 10 mm, quando comparados resultados de testes realizados em intervalo de até 12 meses. - O teste de PPD pode também ser utilizado na avaliação de imunidade celular; quando usado para este fim, a leitura é padronizada para ser feita em 48 horas e qualquer diâmetro observado já reflete uma resposta imune do indivíduo.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822