Prolactina, soro

Outros nomes:
GALACTORREIA, PROLACTINA
HIPOFISE, TUMORES, PROLACTINA
PROLACTINA,
PROLACTINA MONOMÉRICA
PROLACTINA EM REPOUSO

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 20h

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18ºC; - Não aliquotar; - Enviar o tubo à seção, em temperatura ambiente; - Volume: 1,3 mL de soro (Mínimo). Estabilidade da amostra: Temperatura Ambiente: 3 dias Refrigerado: 30 dias Congelado: 1 ano

Método

- Ensaio imunométrico quimioluminescente.

Valor de referência

- Sexo feminino (não grávidas): até 31 microg/L - Sexo masculino: até 24 microg/L

Interpretação e comentários

- A prolactina é um hormônio polipeptídico, produzido na hipófise anterior. Sua dosagem está indicada no diagnóstico e no seguimento de tumores hipofisários, na síndrome de galactorréia e/ou amenorréia, na impotência, na esterilidade e na avaliação da reserva hipofisária de prolactina. Nas hiperprolactinemias tumorais, os valores geralmente ultrapassam 100 microgramas/L. Concentrações falsamente elevadas podem ser encontradas em decorrência do estresse e do uso de drogas que elevam os níveis de prolactina, como neurolépticos, bloqueadores do receptor de dopamina e antidepressivos - a administração de medicamentos para o tratamento de hiperprolactinemia diminui os valores de prolactina. - Em todos os resultados superiores a 31 microgramas/ L, o Fleury pesquisa a presença de macroprolactina por meio de teste de precipitação com polietilenoglicol (PEG) e, nos casos suspeitos, faz um estudo cromatográfico, encaminhando posteriormente os resultados para o médico assistente. Desde que não haja quadro clínico compatível com hiperprolactinemia, a identificação de casos de macroprolactinemia é importante porque pode dispensar a realização de exames mais sofisticados, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética da região hipofisária, uma vez que, via de regra, esses indivíduos não possuem alterações funcionais nem tumores hipofisários.

Orientações necessárias

- Caso o médico tenha solicitado Prolactina com repouso, o tempo ideal de repouso absoluto é de 30 minutos. Atenção: Para a realização em Atendimento Móvel caso o médico tenha solicitado com repouso, devido à necessidade de repouso absoluto, cliente deverá estar acompanhado no dia do atendimento, pois o repouso deve ser realizado antes da chegada do colaborador em sua residência, cliente não poderá se levantar até o momento da coleta. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822