Manual de exames

Punção, órgãos e cavidades

Outros nomes: Biópsia de massa abdominal, Punção de coleções torácicas e abdominais, Punção de derrame pleural, Punção de líquido ascítico ou ascite, Punção de órgãos ou cavidades, Biópsia de órgãos ou cavidades, Punção de líquido sinovial, Punção de partes moles, Biópsia de partes moles, Punção de tecido adiposo, Biópsia de tecido adiposo, Punção de paratireoide

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Informações sobre o procedimento
- Este procedimento inclui a punção ou biópsia diagnóstica de tecido adiposo, órgãos ou massas abdominais, nódulos pulmonares, líquido ascítico, pleural ou sinovial.

II - Critérios de realização
- Este procedimento é realizado somente com pedido médico.
- Antes de agendar a punção, esse paciente terá seu pedido médico avaliado pelo núcleo de Radiologia Intervencionista na Unidade Higienópolis, que irá consultar os médicos especialistas sobre a forma de agendamento, necessidade de exames de sangue/Imagem pré-procedimento e entrevista com o paciente.
- Na entrevista, é importante trazer os seguintes exames: hemograma com plaquetas e exames de coagulação (TTPA e Tempo de Protrombina) recentes (dos últimos 30 dias), bem como quaisquer outros exames relacionados à investigação atual.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável na entrevista e no dia da punção.
- Este exame não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis.
- Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.

III - Preparo
- De 7 a 10 dias antes da punção, o cliente deve suspender o uso de ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), com o consentimento do médico assistente.

IV - Interferentes
- Medicações anticoagulantes, como varfarina (Marevan®, Coumadin®) e antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), clopidogrel (Plavix®) e Ticlopidina (Ticlid®) devem ser suspensas 7 dias antes do exame, com o consentimento e supervisão do médico assistente. No dia do exame o cliente deve apresentar o consentimento por escrito da suspensão destes medicamentos. Caso não seja possível a interrupção destas medicações, aconselha-se a realização do procedimento em ambiente hospitalar.

V - Observações
- Ao valor desse exame, serão acrescentados os valores do método de imagem (ultrassom ou tomografia), bem como os valores dos exames de análise do material retirado (citológico, bacterioscópico, culturas etc.).
- Em caso de convênio, é necessário também trazer solicitação médica para o ultrassom ou tomografia, bem como para os exames de análise.

Método

- Os métodos de imagem (ultrassom e tomografia computadorizada) são úteis para guiar as punções diagnósticas em vísceras sólidas abdominais como fígado, rim, linfonodos ou massas sem origem definida.
- Realiza-se anestesia local. A anestesia geral pode ser empregada quando necessário.


Principais indicações

- Biópsia diagnóstica de órgãos abdominais e de nódulos pulmonares e punções articulares para coleta de liquido sinovial.

Regiões estudadas

- Vários órgãos podem ser abordados, como órgãos torácicos ou abdominais.

Interpretação e comentários

- Este exame inclui procedimentos variados, como biópsias de órgãos abdominais ou torácicos e punção de líquido pleural ou ascítico, para a obtenção de células/fragmentos para posterior análise cito ou histopatológica.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura