Punção, para procedimento invasivo

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 4 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Regiões estudadas

- Vários órgãos podem ser abordados, como órgãos torácicos ou abdominais.

Principais indicações

- Biópsia diagnóstica de órgãos abdominais e de nódulos pulmonares.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o procedimento - Este procedimento inclui a punção ou biópsia diagnóstica de tecido adiposo, órgãos ou massas abdominais, nódulos pulmonares, líquido ascítico, pleural ou sinovial. II - Critérios de realização - Exame realizado somente com pedido médico. - Antes de agendar o exame, o cliente deve entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para verificar a necessidade de entrevista com o médico do Setor de Diagnóstico por Imagem. - Na entrevista, é importante trazer os seguintes exames: hemograma com plaquetas e exames de coagulação (TTPA e Tempo de Protrombina) recentes (dos últimos 30 dias), bem como quaisquer outros exames relacionados à investigação atual. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável na entrevista e no dia da punção. - Este exame não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Preparo - De 7 a 10 dias antes da punção, o cliente deve suspender o uso de ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), com o consentimento do médico assistente. IV - Interferentes - Medicações anticoagulantes, como varfarina (Marevan®, Coumadin®) e antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), clopidogrel (Plavix®) e Ticlopidina (Ticlid®) devem ser suspensas 7 dias antes do exame, com o consentimento e supervisão do médico assistente. No dia do exame o cliente deve apresentar o consentimento por escrito da suspensão destes medicamentos. Caso não seja possível a interrupção destas medicações, aconselha-se a realização do procedimento em ambiente hospitalar. V - Observações - Ao valor desse exame, serão acrescentados os valores do método de imagem (ultra-som ou tomografia), bem como os valores dos exames de análise do material retirado (citológico, bacterioscópico, culturas etc.). - Em caso de convênio, é necessário também trazer solicitação médica para o ultra-som ou tomografia, bem como para os exames de análise.

Método

- Os métodos de imagem (ultra-som e tomografia computadorizada) são úteis para guiar as punções diagnósticas em vísceras sólidas abdominais como fígado, rim, linfonodos ou massas sem origem definida. - Realiza-se anestesia local. A anestesia geral pode ser empregada quando necessário.

Interpretação e comentários

- Este exame inclui procedimentos variados, como biópsias de órgãos abdominais ou torácicos e punção de líquido pleural ou ascítico, para a obtenção de células/fragmentos para posterior análise cito ou histopatológica.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822