Retinol, Proteína Transportadora, urina

Outros nomes:
PROTEINA DE BAIXO PESO MOLECULAR
PROTEINA LIGADORA AO RETINOL
PROTEINA TRANSPORTADORA DE RETINOL (RBP)
PROTEINA TRANSPORTADORA DE RETINOL /RBP
PROTEINURIA TUBULAR, PESQUISA DE
RBP
RBP, DOSAGEM NA URINA
RETINOL, PROTEÍNA TRANSPORTADORA
RETINOL BINDING PROTEIN, URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Material - Este exame pode ser realizado em amostra de urina isolada, de 24 horas ou de outro período cronometrado, conforme solicitação médica. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta. II - Amostra isolada - Para fazer o exame, o cliente deve ficar duas horas sem urinar. - Em caso de o material não ser colhido no Fleury, a amostra precisa ser entregue até três horas após a coleta. III - Amostra de 24 horas ou de outro período - O cliente precisa retirar, no Fleury, os frascos e as instruções correspondentes. - O material tem de ser entregue até 24 horas após o término da coleta. IV - Interferentes - Para mulheres, o ideal é não fazer o exame durante a menstruação.

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar em um tubo plástico, 4 mL de urina (volume minimo 2 mL); - Enviar à seção, refrigerada; Se urina de 24 horas, homogeneizar e medir o volume; - Anotar o volume no sistema, impresso e /ou caderno - Aliquotar em um tubo plástico, 4 mL de urina (volume minimo 2 mL). - Enviar a seção refrigerada. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 12 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 48 hoas; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Ensaio imunoenzimométrico (IEMA), com anticorpos monoclonais anti-RBP.

Valor de referência

- Até 0,4 mg/L.

Interpretação e comentários

- As proteínas de baixo peso molecular (com menos de 40 kDa) são bem filtradas nos capilares glomerulares. Entre elas, são mais conhecidas a beta-2-microglobulina, a lisozima, as cadeias leves de imunoglobulinas e a RBP (21 kDa), que transporta a vitamina A dos hepatócitos para tecidos de todo o organismo. Em condições normais, tais proteínas são reabsorvidas pelas células tubulares. No entanto, disfunções dessas células promovem o aumento da excreção de proteínas de baixo peso molecular pela urina.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822