Retirada de corpo estranho

Principais indicações

- Procedimento com finalidade de retirar corpo estranho do trato digestivo alto ou baixo.

Regiões estudadas

- Esôfago, estômago, duodeno, cólon e reto.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o procedimento. - O procedimento é realizado por endoscopia digestiva alta ou colonoscopia, dependendo da localização do corpo estranho. Uma vez identificado o corpo estranho faz-se a apreensão do mesmo com pinças especializadas, permitindo sua remoção ao tracionar o mesmo até sua exteriorização. - O procedimento é realizado com o paciente sob anestesia geral ou sedação, dependendo das condições do paciente e do tipo de corpo estranho. II - Critérios de realização - Este exame é feito somente com pedido médico. - O exame somente poderá ser realizado mediante presença física de um acompanhante adulto, acima de 18 anos e capaz, desde o momento da chegada do cliente ao Fleury até o término do exame. Esta é uma condição indispensável. No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante, obrigatoriamente, deverá ser um responsável legal (pai, mãe ou tutor). III - Preparo - Seguir as mesmas orientações de Endoscopia digestiva alta ou Colonoscopia, dependendo da localização do corpo estranho. IV - Tempo de duração - O exame dura, em média, de 30 minutos, incluindo a sedação. - Após o procedimento, é necessário permanecer de 30 a 40 minutos em repouso. Dependendo da gravidade do caso, o paciente poderá ficar internado. V - Cuidados após o exame - Alta a critério médico.

Método

- Exame realizado sob anestesia ou sedação Endovenosa. - Com videoendoscópio flexível, faz-se a remoção do corpo estranho utilizando acessórios especializados.

Interpretação e comentários

- Este procedimento é realizado com a finalidade de remover corpos estranhos do trato digestivo. - A incidência de complicações durante a retirada do corpo estranho é mínima e depende do tipo de corpo estranho. A laceração do esôfago a complicação mais frequente. Entretanto, geralmente estas lacerações melhoram espontaneamente. - Úlceras, erosões, perfurações e até sangramento podem estar presentes decorrentes da presença do próprio corpo estranho.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.