Rotavírus, urgente, fezes

Outros nomes:
ROTAVIRUS - HOSPITAL
ROTAVIRUS NAS FEZES, PESQUISA - HOSPITAL
ROTAVIRUS, PESQUISA PARA HOSPITAL
ROTAVÍRUS, PARA HOSPITAIS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 8 horas

Orientações necessárias

- É necessário retirar previamente no Fleury o kit para a coleta de fezes. - Quando o exame for solicitado com cultura de fezes, o laboratório fornece dois frascos, um para a cultura, com líquido conservador, e outro sem conservador, para a pesquisa de rotavírus. - Imediatamente após a evacuação no copo descartável de 500 mL, o cliente deve transferir uma porção de fezes (mais ou menos uma colher) ao frasco com conservante (Cary-Blair) e outra porção ao frasco sem conservante. - Tanto para a pesquisa isolada de rotavírus quanto para a acompanhada de cultura de fezes, as amostras precisam ser entregues até duas horas após a coleta, se permanecerem em temperatura ambiente, ou até 12 horas, se forem refrigeradas. - Se as fezes estiverem em fralda - e não tiverem sido retiradas e colocadas no frasco - , devem ser encaminhadas ao laboratório em, no máximo, duas horas após a coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar em tubo seco (sem PBS) - PESO mínimo: 2 g, - Encaminhar refrigerada à seção técncia. - As amostras positivas, após a liberação do laudo, deverão ser encaminhadas, sob refrigeração, à Microbiologia. - KIT Vickia Rota- Adeno 1- Ao abrir um novo kit testar os controles positivo e negativo. Registrar em caderno tipo protocolo. 2- O controle positivo deverá ser solicitado à Microbiologia sempre que houver necessidade. 3- Seguir as instruções contidas no POP-MIC-079. Transcrever corretamente para o sistema o resultado do ROTAURG, utilizando a rotina TRD para digitação e TRL para a liberação. Importante: - Resultado com determinação de Rotavírus negativo e Adenovírus positivo deve ser digitado como resultado Negativo para Rotavírus e no campo observação digitar @775A no caso de positividade para Adenovírus positivo. Não liberar resultados negativos para Adenovírus sem requisição médica.

Método

- Imunocromatografia.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

- Os rotavírus são responsáveis pela maior parte das gastroenterites agudas não bacterianas nos primeiros anos de vida. A detecção do rotavírus nas fezes permite diagnóstico etiológico precoce, evitando o uso desnecessário de antibióticos e orientando medidas epidemiológicas adequadas. Podem ocorrer infecções mistas com rotavírus e bactérias e/ou protozoários; outros agentes virais podem também causar diarréias: enterovírus, adenovírus e vírus Norwalk.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822