Sangramento de IVY, Tempo de, modificado, sangue total

Outros nomes:
GLANZMANN, TROMBASTENIA, TS
IVY, TEMPO DE SANGRAMENTO DE
IVY, TESTE DE
MIELKE, TEMPO DE SANGRAMENTO DE
TEMPO DE IVY
TEMPO DE SANGRAMENTO DE IVY, MODIFICADO
TROMBASTENIA DE GLANZMANN, TS
TS REALIZADO COM TEMPLATE OU SURGICUTT OU SIMPLATE
SANGRAMENTO DE IVY, TEMPO DE

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame: - Este exame tem duração máxima de 15 minutos e pode causar uma pequena cicatriz no local da incisão, realizada na face anterior externa do antebraço. - No momento, não estamos realizando este exame em menores de 13 anos. - Este exame é realizado na Unidade Brasília, Paraiso. II - Critérios de realização: - O cliente deve relatar os medicamentos tomados nos últimos sete dias, especialmente antiagregantes plaquetários como ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), antiinflamatórios, antidepressivos, antialérgicos, diuréticos e betabloqueadores.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a ficha de atendimento e a folha de trabalho, conferindo a anotação do resultado do TS-IVY e a existência da etiqueta de código de barras colada na frente da folha de trabalho. - Gerenciar a etiqueta no sistema de gerenciamento de amostras. - Transcrever corretamente para o sistema o resultado do TS-IVY, utilizando a rotina TRD para digitação e TRL para a liberação. Importante: - Resultado superior a 15 minutos: digitar o resultado como SUP. - Resultado superior a 8 minutos: liberar no campo de OBS: @OB304 (Colocamos o serviço de assessoria médica do setor de Hemostasia à disposição, para prestar maiores esclarecimentos).

Método

- Tempo de sangramento realizado segundo o método de IVY modificado.

Valor de referência

- Maiores de 13 anos: de 2 minutos a 8 minutos.

Interpretação e comentários

- O teste avalia in vivo a interação da plaqueta com a parede do vaso sangüíneo e a formação do tampão hemostático. Depende do número e da qualidade das plaquetas, de alguns fatores plasmáticos, do endotélio e da contratilidade capilar. É usado na triagem hemostática pré-operatória, na busca de defeitos qualitativos e quantitativos das plaquetas e na avaliação laboratorial inicial de pacientes com distúrbios hemorrágicos. O resultado isolado de alteração do tempo de sangramento (TS) não é suficiente para fazer diagnóstico específico, mas pode indicar a necessidade de testes adicionais, tais como a contagem de plaquetas, a avaliação da função plaquetária e a determinação do fator de von Willebrand (vWF) e do FVIII. O exame também mede o tempo que uma incisão padronizada, realizada na pele, leva para parar de sangrar. Para a realização do corte, é utilizado um instrumento, ou molde (template), que o produz automaticamente. Existem diferentes tamanhos de moldes, os quais são usados de acordo com a idade do paciente. Vale lembrar que o TS é mais longo em mulheres e recebe a influência do hematócrito. - O TS prolongado pode indicar as seguintes condições: -- Plaquetopenias primárias e secundárias, quando o número de plaquetas é menor que 50.000/mm³; -- Defeitos plaquetários qualitativos hereditários: doença de von Willebrand e variantes de von Willebrand, síndrome de Bernard-Soulier, trombastenia de Glanzmann e storage pool disease; -- Alterações plaquetárias qualitativas adquiridas devido a drogas que inibem a função plaquetária, a exemplo de: AAS, dextran e fenilbutazona; -- Doenças que cursam com alterações vasculares, tais como púrpura de Henoch-Schönlein, telangiectasia e crioglobulinemias; -- Alterações qualitativas ou quantitativas do fibrinogênio; -- Uremia e insuficiência hepática; -- Presença de níveis elevados de PDF; -- Presença de paraproteínas circulantes;

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822