SARS-CoV-2, ANTICORPOS IGG ANTI RBD SPIKE, soro

Outros nomes:

anticorpos IGG anti spike covid 19

Orientações necessárias

Não é necessário preparo para este exame. Este exame está liberado somente para protocolo de pesquisa. Este teste detecta anticorpos da classe IgG contra o domínio de ligação ao receptor (RBD) da subunidade S1 da proteína Spike do SARS-CoV-2, em amostras de soro de indivíduos previamente infectados ou vacinados. Não inclui ensaio funcional para confirmar a atividade neutralizante desses anticorpos. Recomenda-se que a amostra seja coletada pelo menos, 14 dias após a infecção ou 30 dias após a vacinação. Estudos mostram que, em pessoas que apresentaram quadro clínico leve ou não apresentaram sintomas, a soroconversão pode ocorrer mais tardiamente, em baixos níveis de anticorpos, ou mesmo não ocorrer. Desse modo, podem ocorrer resultados negativos de sorologia mesmo em casos de doença anteriormente confirmada por PCR. Um resultado negativo, portanto, não exclui a ocorrência de infecção pregressa. O comportamento deste teste na avaliação de resposta vacinal não foi completamento estabelecido.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 °C; - NÃO aliquotar - Enviar à seção, temperatura ambiente; - Soro, volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Interferente: Hemólise Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 2 dias Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias Congelada (-20 ºC): 30 dias

Método

Imunoensaio de micropartículas por quimioluminescência (CMIA)

Valor de referência

NÃO REAGENTE: Inferior a 50,0 UA/mL REAGENTE: Igual ou superior a 50,0 UA/mL

Interpretação e comentários

A pesquisa de anticorpos específicos contra SARS-CoV-2 (novo coronavírus 2019) é uma ferramenta auxiliar no diagnóstico da infecção por este agente. O padrão ouro para o diagnóstico da infecção recente sintomática, com tempo de evolução inferior a 7 dias, é a detecção do RNA do vírus por PCR em amostras do trato respiratório (raspados, lavados e aspirados nasofaríngeos e orofaríngeos, escarro, secreção traqueal e lavado broncoalveolar). A sorologia pode contribuir para o diagnóstico nos casos com mais de 14 dias de evolução da sintomatologia, quando a sensibilidade da PCR começa a declinar, ou ainda para pacientes que apresentem PCR negativa, para os quais se mantenha a suspeita diagnóstica. Contudo, nesse contexto, as sociedades científicas não têm recomendado o uso de IgM, por apresentar baixa sensibilidade na fase aguda e, ainda, poder apresentar resultados falso-positivos. Para pessoas expostas de forma recorrente, como profissionais de saúde, a pesquisa de IgG pode determinar a ocorrência de infecção pregressa, embora o papel protetor desses anticorpos ainda não seja completamente conhecido. Os resultados da sorologia devem ser cuidadosamente interpretados, levando em consideração a sintomatologia, o dia em que a coleta foi realizada e o resultado da PCR. A sensibilidade da sorologia é crescente a partir de 14 dias após o início dos sintomas. Para pessoas que apresentaram sintomas leves ou nunca foram sintomáticas, recomenda-se a coleta depois de 21 a 28 dias a partir do início dos sintomas ou da exposição com risco potencial de transmissão. Os anticorpos da classe IgG contra o domínio de ligação ao receptor (RBD) da subunidade S1 da proteína Spike do SARS-CoV-2 são os que melhor se correlacionam com a presença de proteção humoral contra a infecção, uma vez que podem bloquear a ligação da proteína de superfície viral ao receptor de membrana celular. Por outro lado, a correlação de resultados deste teste com a imunidade não foi estabelecida, visto que o ensaio não confirma funcionalmente a capacidade neutralizante dos anticorpos detectados, e não foi definido um valor de corte acima do qual ocorre proteção, considerando as unidades arbitrárias utilizadas no método. Do mesmo modo, o comportamento deste teste na avaliação de resposta vacinal não foi estabelecido.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.