T3, livre, soro

Outros nomes:
FT3
T3, LIVRE
TIROIDE, T3 LIVRE
TRIIODOTIRONINA LIVRE

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 22h

Orientações necessárias

- O cliente deve informar ao Fleury os medicamentos tomados nos últimos 30 dias, especialmente hormônios tiroidianos e amiodarona. - Caso esteja utilizando hormônio tiroidiano (Euthyrox®, Puran T4®, Levoid® ou Synthroid®), o cliente precisa fazer a coleta antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume: 0,4 mL de soro (ideal) - Mínimo : 0,3 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura Ambiente: 3 dias Refrigerado: 15 dias Congelado: 6 meses

Método

- Imunoensaio competitivo por quimioluminescência.

Valor de referência

- 0,24 a 0,37 ng/dL.

Interpretação e comentários

- A triiodotironina (T3) é produzida tanto na tiróide como nos tecidos periféricos por desiodação de tiroxina (T4), sendo transportada, no soro, pela globulina ligadora de tiroxina (TBG), pela albumina e pela pré-albumina. Comparativamente à T4 (T4), o T3 tem maior atividade metabólica, meia-vida mais curta e menor afinidade pela TBG. Em torno de 0,5% do T3 circula na forma livre, não ligada às proteínas, sendo considerada como a fração biologicamente ativa. Em geral, as dosagens de T3 total e T3 livre apresentam boa correlação, só divergindo quando existem alterações significativas das proteínas carregadoras (gravidez, uso de anticoncepcionais e estrógenos e diminuição de TBG). Nessas circunstâncias, a fração livre retrata mais fielmente a condição tiroidiana. - A grande indicação da dosagem de T3 livre é no diagnóstico e no seguimento de indivíduos com hipertiroidismo. Convém lembrar que o uso de drogas antitiroidianas, de bloqueadores de conversão periférica de T4 e de hormônios tiroidianos e presença no soro de anticorpos anti-T3 ou anti-IgG de camundongo podem alterar significativamente os níveis dessa fração.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822