Tempo de tromboplastina parcial ativada, teste rápido, para Hospi, sangue total

Outros nomes:

TTPA por método point of care

TTPA teste rápido

TTPA por método pocket

TTPA Cascade POC

Orientações necessárias

O cliente deve informar aos medicamentos tomados nos últimos sete dias, especialmente heparina e anticoagulantes orais. Esta é uma metodologia de point-of-care que deve ser usada apenas para triagem e não como ferramenta de monitoramento de dose de heparina. Para tal, sugere-se realização do teste em metodologia de referência.

Processamento e adequação da amostra

Antes de iniciar o procedimento, todo o material necessário para a execução deverá ser organizado sobre a mesa. Os cartões deverão ser mantidos à temperatura ambiente (20 a 25ºC) antes da retirada da embalagem individual e antes da execução do teste. CUIDADO: Os cartões devem ser utilizados dentro de 15 minutos após a abertura da embalagem individual e não devem ser reaquecidos ou novamente levados ao refrigerador. Remova o cartão de teste da embalagem e segure-o de maneira que o nome completo do teste esteja virado para cima. Passe o cartão firmemente e corretamente no leitor do cartão (parte superior do equipamento) O analisador interpretará a informação decodificada e mostrará cada etapa seguinte do procedimento. Quando estiver pronto, posicione o cartão no analisador (parte anterior do equipamento) e deixe-o aquecer. CUIDADO: Não deixe o cartão no analisador por mais de 15 minutos antes de aplicar a amostra. O aquecimento prolongado do cartão pode afetar o desempenho do teste. Após ser inserido, o analisador indica o operador para selecionar o tipo de amostra utilizada no teste. Quando solicitado, adicione 30 a 35?L de amostra na superfície indicada no cartão (círculo colorido). A colocação da amostra inicia o teste automaticamente. Na tela do equipamento aparecerá a mensagem de execução do teste e ao término, o resultado em segundos e o INR. Cada cartão deve ser utilizado somente 1 vez e descartado ao término do procedimento e caso o volume de sangue adicionado não seja suficiente para a execução do teste, deve-se utilizar outro cartão, não sendo possível adicionar novo volume de sangue após o início da execução do teste

Método

O CASCADE POC ® é um equipamento point-of-care de hemostasia que permite executar testes de coagulação em plasma citratado, sem preparo prévio da amostra. Utiliza como metodologia a química seca, através de cartão reagente com partículas paramagnéticas (detecção óptica da formação da fibrina). Possui calibração automática, ao ligar o equipamento. Controle de qualidade biológico em dois níveis, Normal (Level 1) e Anormal (Level 2) e sistema habilitado para interfaceamento.

Valor de referência

Sangue: 22,5 a 36,5 segundos (valor de bula)

Interpretação e comentários

O teste do TTPA é sensível a reduções dos fatores XII, XI, IX, VIII, X,V, II (protrombina) e I (fibrinogênio) e pode estar prolongado na deficiência de um ou mais destes fatores - O exame tem utilidade na detecção de deficiências congênitas e adquiridas dos fatores da via intrínseca da coagulação e geralmente é usado como teste de triagem pré-operatória. Seu prolongamento pode ocorrer: -- durante terapêutica com heparina não-fracionada; -- na presença de inibidores inespecíficos (anticoagulante lúpico); -- na presença de inibidores específicos de fator (anti-FVIII); -- em doenças hepáticas; -- em desordens do metabolismo da vitamina K (deficiência de síntese ou de absorção); -- na presença de produtos de degradação da fibrina (PDF); -- na coagulação intravascular disseminada (CIVD); -- na disfibrinogenemia, na afibrinogenemia e na hipofibrinogenemia (fibrinogênio menor que 100mg/dL). Esta é uma metodologia de point-of-care que deve ser usada apenas para triagem. Para confirmação de resultados, investigação complementar ou monitoramento de dose de heparina sugere-se realização do teste em metodologia de referência.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.