Outros nomes: Ancestralidade, Ancestralidade Global, Ancestralidade Local, Porcentagem do DNA em populações de referência, Ancestral
O teste de ancestralidade é indicado para descobrir a origem e os ancestrais do indivíduo. O teste é realizado através do mapeamento do material genético (DNA) em 90 populações de referência ao redor do mundo. O teste disponibiliza a porcentagem de cada região do mundo que compõe o seu DNA, apresenta uma breve descrição da população encontrada e como as populações estão distribuidas nas regiões dos 22 cromossomos autossômicos.
Para a coleta em unidades físicas está disponível apenas a coleta em amostra de sangue. Amostras de swab seco não são realizadas nas unidades de atendimento. Para coleta com este material, entrar em contato com a Sommos DNA (11) 3003-5000 / / www.sommosdna.com.br.
I - Exame
- Este exame não necessita de solicitação médica.
- Este exame não necessita de agendamento prévio.
- Exame Não possui restrição de idade.
II - Preparo
Amostra de sangue: Não é necessário preparo.
Amostra de swab seco (Absorve - 23007): 30 minutos antes da coleta, não beber, comer, fumar, mascar chicletes, escovar os dentes ou inserir qualquer objeto na boca. Para coleta com este material, entrar em contato com a Sommos DNA (11) 3003-5000. A SOMMOS DNA oferece a teleconsulta com um especialista, a fim de entender melhor seu resultado (sem ônus).
- Para saber sobre este exame e consultar os resultados, acesse www.sommosdna.com.br.
"Material biológico: SWAB BUCAL
Não manipular- Se a amostra colhida for swab seco, enviar o material em temperatura ambiente para setor de Métodos Moleculares;
III- Processamento
Ao ser uma sigla oferecida B2C e B2B. Existem 02 possíveis fluxos:
1. A amostra colhida chegará na distribuição com a etiqueta da ficha colada. Realizar o gerenciamento da etiqueta e encaminhar para o setor de Métodos Moleculares.
2. A amostra colhida estará dentro de um saco plástico ou envelope junto com o formulário preenchido com os dados do cliente.
Realizar a conferência do número da ficha, aberta previamente pelo Núcleo Genômica, o qual estará escrito em um adesivo colado no saco plástico e no formulário.
Como conferência adicional, o número do tubo estará no campo de “Observações” da ficha. Este número do tubo corresponde ao número localizado na etiqueta do tubo, o qual corresponde a um código gerado pela empresa fabricante do tubo de coleta.
Utilizar o número da ficha para imprimir a etiqueta e gerenciar.
Não manipular
Enviar o material em temperatura ambiente para setor de Métodos Moleculares;
Estabilidade da amostra de swab seco:
Temperatura ambiente: 60 dias
Refrigerada (2-8ºC): não aceitável
Congelada (-20ºC): não aceitável
Material biológico: SANGUE
Não manipular- Se amostra colhida em EDTA, enviar o material refrigerado para setor de Métodos Moleculares;
Rejeitar amostras de sangue colhidas em tubo com heparina ou qualquer tubo que não esteja de acordo com o solicitado no procedimento de coleta;
Estabilidade da amostra de sangue:
Temperatura ambiente: 72 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias;
Congelada (-20 ºC): não aceitáve
Plataforma de array que utiliza mais de 650.000 marcadores ao longo do genoma para análise genética do DNA e posterior comparação com dados genéticos de diversas populações do mundo, para determinar a porcentagem de cada população no material genético (DNA) do indivíduo.
Teste de ancestralidade, através do mapeamento do material genético (DNA), visa buscar a origem e os ancestrais em 90 populações de referência ao redor do mundo. O teste disponibiliza a porcentagem de cada região do mundo que compõe o seu DNA, apresenta uma breve descrição da população encontrada e como as populações estão distribuidas nas regiões dos 22 cromossomos autossômicos.