Teste da caminhada, de 6 minutos

Outros nomes:
TESTE DE CAMINHADA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (sem contar o sábado) às 18h

Principais indicações

- Avaliação funcional de portadores de doenças cardíacas ou pulmonares que tenham acometimento funcional mais importante. O exame não é sensível em casos leves. - Estudo comparativo para verificar eficácia terapêutica e/ou evolução da doença.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame: - O exame consiste em uma caminhada em um corredor plano, em ritmo livremente determinado pelo cliente, por seis minutos. Sua finalidade é avaliar a distância percorrida durante esse período, que funciona como um índice de desempenho ao esforço despendido para uma atividade do cotidiano (caminhar). O resultado está relacionado com o desempenho cardiorrespiratório para esse tipo de atividade. II - Critério de realização: - O teste somente é realizado em pessoas com mais de 6 anos de idade. III - Contra-indicações: - Exceto sob indicação médica precisa, o exame não deve ser feito se o cliente apresentar infecções respiratórias atuais, trauma torácico, hemoptise (tosse com sangue), descolamento de retina, edema pulmonar e angina cardíaca. - Além disso, não pode ser realizado logo após exercícios físicos, ou seja, precisa haver um intervalo mínimo de quatro horas entre a atividade física e o teste. IV - Preparo (no dia do exame): - O cliente não precisa modificar a rotina dos medicamentos habitualmente utilizados, exceto se houver ordem expressa do médico solicitante; - O exame não deve ser realizado em jejum, nem depois de refeições pesadas. O ideal é consumir uma dieta leve por volta de duas horas antes do horário marcado para o teste; - O cliente não pode tomar café, chá, chocolate nem bebida alcoólica nas seis horas que antecedem o exame. - O cigarro também tem de ser suspenso duas horas antes; - Na hora de fazer o teste, o cliente deve utilizar roupas leves, confortáveis e adequadas para atividade física, tais como abrigo e calça de moletom ou shorts e camiseta; - O calçado mais adequado para o exame é o tênis com solado de borracha, devendo ser evitados sapatos escorregadios ou desconfortáveis. Não é permitida a realização da caminhada com calçado de salto alto. - O cliente precisa informar as medicações em uso e apresentar os resultados anteriores de provas funcionais ventilatórias, se houver.

Método

- Exame realizado em corredor plano, de acordo com a metodologia sugerida pela American Thoracic Society, com medida da distância percorrida em caminhada livre durante seis minutos.

Valor de referência

- Os valores obtidos pelo paciente são comparados com os valores previstos calculados para seu sexo, idade, altura e peso.

Interpretação e comentários

- A distância percorrida durante os seis minutos de caminhada representa um índice de performance da integração cardíaca, respiratória e muscular. Dessa forma, o percurso é comparado com um referencial de normalidade adequado para cada indivíduo, de acordo com variáveis antropométricas. Em comparação com o teste cardiopulmonar, este teste tem a vantagem de reproduzir uma atividade cotidiana (caminhada), sendo, portanto, mais fácil de fazer e apresentando maior correlação com situações clínicas. No entanto, por ser realizado com menor intensidade, possui uma sensibilidade reduzida para detectar limitações em indivíduos com melhor condição funcional. Assim, está indicado particularmente na avaliação de portadores de disfunções mais graves ou de idosos.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822