Teste da patergia

Outros nomes:
TESTE DA PATERGIA PARA DIAGNÓSTICO DA DOENÇA DE BEHÇET
TESTE PARA A DOENÇA DE BEHÇET
TESTE CUTÂNEO PARA A DOENÇA DE BEHÇET

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável para a realização do exame. - Este exame não necessita de agendamento prévio ou qualquer tipo de preparo. - Após a realização do teste da patergia, higienizar a pele do antebraço a partir de uma hora após a realização do teste, utilizar água e sabonete. Evitar exposição ao sol no local da inserção da agulha, nas 48 horas após a realização do teste da patergia.

Método

O resultado será acompanhado de um relatório interpretativo. O teste da Patergia é considerado positivo se for observada pápula com diâmetro ? 2mm ou pústula no local do antebraço onde foi realizada punção com agulha.

Interpretação e comentários

O teste da Patergia é um teste complementar que auxilia o diagnóstico da doença de Behçet. Esse teste está presente nos dois principais conjuntos de critérios de diagnóstico para a doença de Behçet: os Critérios do International Study Group (ISG) de 1990 e no International Criteria for Behçet's Disease (ICBD) de 2014. Nos Critérios do ISG, a presença do fenômeno da Patergia é considerada um critério menor para o diagnóstico da doença, o qual é confirmado na presença de um critério maior e de outro critério menor. Os Critérios ICBD são um sistema de pontuação, no qual algumas manifestações mais relevantes para a doença de Behçet registram 2 pontos (manifestações oculares, úlceras orais e genitais) enquanto as demais manifestações registram 1 ponto, incluindo o teste da Patergia positivo. De acordo com os Critérios do ICBD, o paciente pode ser diagnosticado com doença de Behçet se atingir 4 pontos. A sensibilidade do teste da Patergia é maior em fases de atividade de doença e pode variar em diferentes países; na Turquia, a frequência de Patergia positiva relatada é de 60%, na Coreia de 15%, no Brasil de 22% e em caucasianos com doença de Behçet, a positividade do teste da Patergia é inferior a 5%. O teste da Patergia não é específico para o diagnóstico de doença de Behçet e sua positividade já foi observada em dermatoses neutrofílicas, tais como na síndrome de Sweet, no pioderma gangrenoso, na foliculite pústular eosinofílica atípica, ou ainda em neonatos com síndrome de Down, em doenças mieloproliferativas tratadas com interferon alfa e na doença de Crohn.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822