Teste de Postura, Sangue

Outros nomes:
TESTE DE POSTURA PARA HIPERALDOSTERONISMO

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 16 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Trata-se de um teste que auxilia na diferenciação diagnóstica do hiperaldosteronismo, que consiste na dosagem de aldosterona plasmática, atividade plasmática de renina e cortisol, antes e 2 horas após a deambulação (postura ereta) - A duração-padrão do teste é de 3 horas ou de acordo com solicitação médica. ATENÇÃO - Esse exame é uma Prova Funcional Conjunta com dosagens basal e após deambulação para Renina (RENPOST), Aldosterona (ALDOSTPOST) e Cortisol (CORTPOST). II - Critérios de realização - Jejum de 3 horas. - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável. - O cliente não deve usar laxantes na véspera do exame.

Processamento e adequação da amostra

Tubo com gel separador - Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Aguardar 30 minutos - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18º C - Não aliquotar. - Enviar à seção, refrigerado; Aldosterona Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 4 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias; Congelada (-20 ºC): 1 mês Cortisol Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 2 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 2 anos. Renina - Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 4 ºC; - Aliquotar 2 mL do plasma em tubo plástico; - Enviar à seção, congelado; Interferentes: - material colhido com heparina ou citrato. - amostra hemolisada ou lipêmica. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): não aceitável; Congelada (-20 ºC): 28 dias

Método

Aldosterona - Imunoensaio competitivo quimioluminescente Cortisol - Imunoensaio competitivo por eletroquimioluminescência. Atividade plasmática de renina - Cromatografia líquida / espectrometria de massas em tandem.

Valor de referência

Adenomas: - Adenomas produtores de aldosterona: Concentração de aldosterona plasmática inalterada ou diminuída em relação ao basal - Adenomas produtores de aldosterona responsivos à angiotensina: Elevação da concentração de aldosterona plasmática superior a 30% do basal Hiperplasia - Hiperaldosteronismo idiopático: Incremento de 3 a 4 vezes em relação a concentração basal de aldosterona, com elevação da concentração de aldosterona plasmática superior a 30% do basal - Hiperplasia adrenal primária: Concentração de aldosterona plasmática inalterada ou diminuída em relação ao basal Obs: em caso de incremento do cortisol plasmático, deve-se verificar o incremento em % da aldosterona e subtrair do incremento em % do cortisol.

Interpretação e comentários

O teste da postura é considerado um procedimento não invasivo para diferenciar o hiperaldosteronismo devido a adenoma produtor de aldosterona do hiperaldosteronismo idiopático. O adenoma produtor de aldosterona, por não ter receptores para angiotensina II perde a capacidade de responder ao estímulo da postura, enquanto no hiperaldosteronismo idiopático, a sensibilidade aos níveis circulantes da angiotensina II está exacerbada. Diante disso, a concentração plasmática de aldosterona se eleva após o estímulo de postura no hiperaldosteronismo idiopático e permanece inalterada ou apresenta uma queda nos casos de adenoma.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822