Manual de exames

Teste Genético, Direto ao Consumidor, avaliação do bem estar, Vários Materiais

Outros nomes: Painel NGS DTC para avalição do bem-estar corporal, Painel NGS DTC para avalição de respostas corporais, Paingel NGS DTC para avaliação de farma, nutri, pele, corpo e sono e estresse

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

"Para a coleta em unidades físicas está disponível apenas a coleta em sangue.
Amostras em swab não são realizadas nas unidades de atendimento. A SOMMOS DNA oferece a teleconsulta com um especialista, a fim de entender melhor seu resultado (sem ônus). Para coleta com este material, entrar em contato com a Sommos DNA (11) 3003-5000 / www.sommosdna.com.br.

I - Preparo

Amostra de sangue: Não é necessário preparo.

Amostras de swab OCR-100 ou swab seco (Absorve - 23007): 30 minutos antes da coleta, não beber, comer, fumar, mascar chicletes, escovar os dentes ou inserir qualquer objeto na boca.

II - Exame

- Este exame não necessita solicitação médica.
- Este exame não necessita de agendamento prévio.
- Exame dirigido apenas para adultos (acima de 18 anos)"

Processamento e adequação da amostra

"""Material biológico: SWAB BUCAL
Não manipular- Se a amostra colhida for swab, enviar o material em temperatura ambiente para setor de Métodos Moleculares;
III- Processamento
Ao ser uma sigla oferecida B2C e B2B. Existem 02 possíveis fluxos:
1. A amostra colhida chegará na distribuição com a etiqueta da ficha colada. Realizar o gerenciamento da etiqueta e encaminhar para o setor de Métodos Moleculares.
2. A amostra colhida estará dentro de um saco plástico ou envelope junto com o formulário preenchido com os dados do cliente.
Realizar a conferência do número da ficha, aberta previamente pelo Núcleo Genômica, o qual estará escrito em um adesivo colado no saco plástico e no formulário.
Como conferência adicional, o número do tubo estará no campo de “Observações” da ficha. Este número do tubo corresponde ao número localizado na etiqueta do tubo, o qual corresponde a um código gerado pela empresa fabricante do tubo de coleta.
Utilizar o número da ficha para imprimir a etiqueta e gerenciar.
Não manipular
Enviar o material em temperatura ambiente para setor de Métodos Moleculares;

Estabilidade da amostra de swab OCR-100:
Temperatura ambiente: 30 dias
Refrigerada (2-8ºC): não aceitável
Congelada (-20ºC): não aceitável

Estabilidade da amostra de swab seco (Absorve - 23007):
Temperatura ambiente: 60 dias
Refrigerada (2-8ºC): não aceitável
Congelada (-20ºC): não aceitável

Material biológico: SANGUE
Não manipular- Se amostra colhida em EDTA, enviar o material refrigerado para setor de Métodos Moleculares;
Rejeitar amostras de sangue colhidas em tubo com heparina ou qualquer tubo que não esteja de acordo com o solicitado no procedimento de coleta;

Estabilidade da amostra de sangue:
Temperatura ambiente: 72 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias;
Congelada (-20 ºC): não aceitável.""

Método

Sequenciamento por NGS (sequenciamento de nova geração), utilizando captura customizada, de regiões codificantes e não codificantes (UTR e intergênicas) ao longo do genoma e associados com a resposta a medicamentos, nutrientes, composição corporal e sono e estresse. Variantes genéticas específicas serão detectadas e comparadas com nosso banco de dados interno de forma a serem reportados variantes com nível de evidência moderada a alta, seguindo os dados da literatura atual.

Interpretação e comentários

"""Determinados genes contribuem para a compreensão e prevenção de condições hereditárias, como certos tipos de câncer e cardiopatias. De forma semelhante, outros genes e regiões não codificantes podem controlar algumas características do nosso corpo, bem como a nossa resposta a determinados agentes externos. Essas respostas podem variar de pessoa para pessoa devido as diferenças na sequência de DNA de cada uma delas, ou também chamados de polimorfismos.
SOMMOSVIVERBEM, avalia determinadas posições ao longo do genoma com associação bem estabelecida com a predisposição a determinadas características como o processamento de determinados agentes farmacológicos, certos nutrientes, ou ainda diferenças na composição corporal e resposta ao sono e estresse. Os resultados não são fatores determinantes, pois existem outros fatores genéticos e ambientais que podem influenciar.

Principais indicações

"Teste genético para conhecer o DNA e predisposições genéticas que ajudam o cliente a melhorar a dieta, controlar o peso, otimizar o desempenho físico, cuidar da pele e até a escolher a medicação mais adequada.

O teste Sommos DNA Equilíbrio analisa mais de 100 variantes genéticas, trazendo informações personalizadas sobre os seus genes em cinco pilares:

NUTRIÇÃO: Planeje sua dieta com base nos seus genes. Saiba como seu corpo processa os alimentos e absorve os nutrientes. Intolerância a glúten e lactose; Sensibilidade a proteína, açúcar, gorduras, carboidratos, cafeína, entre outros; Níveis de vitaminas A, C, D, E, complexo B. E muito mais.

CORPO: Potencialize seu treino e reduza riscos de lesões conhecendo suas vantagens atléticas. Metabolismo e controle de peso; Ganho de massa muscular; Desempenho esportivo. E muito mais.

PELE: Conheça como os seus genes contribuem para a melhoria da sua rotina de cuidados com a pele. Sensibilidade a luz solar; Predisposição à acne, celulite, varizes, estria e pé de galinha e degradação do colágeno.

SONO E ESTRESSE: Saiba como os seus genes interferem no seu sono e estresse e melhore o seu bem-estar. Comportamento sob pressão; Qualidade de sono; Risco de distúrbio do sono em resposta a cafeína; Resposta do corpo ao estresse. E muito mais.

RESPOSTA A MEDICAMENTOS: Conheça como os seus genes podem auxiliar você e ao seu médico, na escolha da medicação mais adequada para o seu uso. Como o corpo metaboliza medicamentos anti-infamatórios, para gastrite, acidez do estômago e azia, como, Ibuprofeno, Omeprazol, Estatinas, entre outros.



Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura