Teste rapido para clamidia e neisseria

Outros nomes:

Teste rápido para detecção de clamídia/neisseria

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Menores de 18 anos devem obrigatoriamente apresentar o pedido médico. - Menores de 16 anos precisam obrigatoriamente estar acompanhados por um responsável legal e apresentar o pedido médico para a realização do exame. II - Preparo PARA MULHERES - A análise pode ser feita em amostra de urina de primeiro jato, raspado vaginal ou em raspado endocervical. - Para que a urina de primeiro jato possa ser colhida, a cliente precisa ficar sem urinar por um período mínimo de duas horas. - Para a coleta em mulheres virgens, abrir e coletar o material de urina de primeiro jato. - Antes de comparecer à unidade, a cliente pode realizar higiene íntima habitual externa com água e sabonete. - Em caso de raspado endocervical ou vaginal, os seguintes cuidados têm de ser adotados pela cliente nas 48 horas anteriores à coleta: -- não usar creme e/ou óvulo vaginal; -- não utilizar ducha nem fazer lavagem interna; -- não realizar exame ginecológico com toque e/ou ultrassonografia transvaginal. -- não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos. - O exame não deve ser feito durante a menstruação ou em mulheres com sangramento genital ativo.. PARA HOMENS - A análise pode ser feita em urina de primeiro jato. - Para que a amostra de urina de primeiro jato possa ser colhida, o cliente deve ficar sem urinar por um período mínimo de duas horas.

Processamento e adequação da amostra

1) Material urina: - O volume mínimo deve ser 10 mL e o máximo 30 mL; - Após receber o frasco plástico descartável com o material de urina de primeiro jato coletada, deve-se verificar se o volume está dentro do permitido (10 - 30mL). Caso esteja acima ou abaixo do volume especificado, comunicar o setor processante responsável. Transferir imediatamente a urina para o tubo de Meio Cobas PCR - Urine Sample Kit (Roche), utilizando a pipeta descartável fornecida. O volume correto de urina é quando o nível fluido estiver entre as duas linhas pretas da etiqueta do tubo. Feche bem o tubo para evitar vazamentos e inverta o tubo 5 vezes para homogeneizar bem o conteúdo. - Encaminhar o tubo de Meio Cobas PCR - Urine Sample Kit (Roche) para o setor processante entre 2ºC a 30ºC. - Não é necessário enviar o frasco primário ao setor processante. Nota : Se a amostra de urina não puder ser transferida imediatamente, pode ser armazenada entre 2ºC e 30°C durante um período máximo de 24 horas após a coleta. A urina de primeiro jato permanece estável nas seguintes condições: -- temperatura ambiente: 24 horas; -- refrigerado (2 a 8ºC): 7 dias; -- congelado (-20ºC): 30 dias. 2) Material raspado de colo uterino vaginal: - Enviar o material à seção, em temperatura ambiente até uma semana após a coleta ou sob refrigeração (2-8ºC) até 15 dias após a coleta. O material coletado de raspado vaginal e raspado endocervical permanece estável nas seguintes condições: -- temperatura ambiente: 7 dias; -- refrigerado (2 a 8ºC):15 dias; -- congelado (-20ºC): 30 dias.

Método

- Reação em cadeia de polimerase (PCR) em tempo real

Interpretação e comentários

O teste rápido Xpert CT/NG detecta de forma rápida Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae, por PCR em tempo real. No homem, a infecção por Chlamydia trachomatis é causa comum de uretrite; nas mulheres, apesar de cursar na maior parte das vezes de forma assintomática, é uma das principais causas de endometrites, cervites e de doença inflamatória pélvica. O reconhecimento da infecção por este agente é importante na prevenção de infertilidade feminina e abortamentos. A infecção causada por N. gonorrhoeae em mulheres é frequentemente assintomática, mas pode evoluir para doença inflamatória pélvica ou salpingite aguda, se não tratada. Comparado a outros testes comerciais baseados em biologia molecular, o Xpert CT/NG apresentou especificidade de 99,9% para os dois agentes, e sensibilidade superior a 96% nas três amostras biológicas avaliadas (raspado endocervical, vaginal e urina).

Valor de referência

Negativo

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.