Testosterona livre, por LC-MS/MS, soro

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 4 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- A coleta deve ser feita até duas horas após o horário habitual de acordar ou conforme solicitação médica. A preferência do horário de coleta não se aplica a crianças menores de 10 anos. - O cliente deve informar ao Fleury os medicamentos em uso, especialmente os hormônios esteróides.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Aliquotar todo volume de soro em 2 tubos de alíquota padrão: um tubo para TESTOMS e um tubo para SHBG - Enviar à seção, refrigerado - Volume mínimo: 0,5 mL de soro em cada tubo Estabilidade da amostra para TESTOMS: Temperatura ambiente: não aceitável Refrigerada (entre 2-8ºC): 30 dias Congelada (-20ºC): 1 ano Estabilidade da amostra para SHBG: Temperatura ambiente: 3 dias Refrigerado (entre 2-8°C): 7 dias Congelado: 6 meses

Método

- O cálculo é baseado nos níveis de Testosterona Total e SHBG, segundo Vermeulen, A. et al., J. Clin. Endocrinol Metab 84: 3666-72, 1999.

Valor de referência

- Condições basais : -- Sexo masculino: 131,0 a 640,0 pmol/L -- Sexo feminino: 2,0 a 37,0 pmol/L

Interpretação e comentários

- O nível de testosterona livre, em princípio, é um melhor marcador dos níveis androgênicos do que a testosterona total, uma vez que seu cálculo leva em consideração os níveis de SHBG (proteína transportadora de hormônios sexuais).

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822