Outros nomes:
Tonometria de ambos os olhos ou bilateral ou binocular
Medida da pressão ocular, ambos os olhos ou bilateral ou binocular
Pressão intra-ocular, ambos os olhos ou bilateral ou binocular
PIO, ambos os olhos ou bilateral ou binocular
PO, ambos os olhos ou bilateral ou binocular
Pressão Ocular, ambos os olhos ou bilateral ou binocular
TONOMETRIA DE APLANACAO, AMBOS OS OLHOS OU BILATERAL OU BINOCULAR
- A tonometria de aplanação serve para diagnosticar e acompanhar casos de hipertensão ocular secundária a medicamentos tópicos, como colírios, tendo também indicação em períodos pré e pós-operatórios de cirurgias oculares, a exemplo das de catarata, glaucoma e descolamento de retina, além do transplante de córnea, da vitrectomia e da cirurgia refrativa. - Em caso de hipertensão ocular relacionada com dano glaucomatoso do disco óptico, a tonometria permite a caracterização do glaucoma, o que a torna um exame essencial para o acompanhamento de portadores da doença, uma vez que consegue avaliar a efetividade do tratamento antiglaucomatoso em longo prazo. Para tanto, o exame deve ser feito idealmente a cada três meses, com mensurações seriadas, repetidas em horários diferentes. - Este exame também é indicado para o diagnóstico e o acompanhamento de casos de hipotonia do bulbo e de distúrbios da pressão ocular após traumatismo. - Convém enfatizar que a pressão ocular alta deve ser tratada, pois é pouco tolerada pelas fibras nervosas do nervo óptico. Havendo perda dessas fibras, ocorre um defeito no campo visual, caracterizando-se, assim, a doença glaucomatosa.
- Segmento anterior do olho, obtendo-se a quantificação da pressão intra-ocular ou pressão ocular.
I Preparo Não há necessidade de suspensão de qualquer medicação e colírios. No caso de usuário de lentes de contato, estas devem ser removidas antes do exame e sugere-se aguardar 2 horas após o exame, para reutilizá-las. Esta recomendação é feita para se evitar que as substâncias dos colírios impregnem nas lentes de contato. Exame realizado após instilação de colírio anestésico, pois o tonômetro deve tocar delicadamente a córnea. O efeito do colírio anestésico pode durar de 10 a 15 minutos após o procedimento. IMPORTANTE: durante este período evite contato com as pálpebras e olhos mesmo que com lenços, pois pela sensibilidade diminuída a manipulação dos olhos pode ocasionar lesão. Se ocorrer algum incômodo ocular, após passar o efeito do colírio por favor entre em contato com a nossa Central de atendimento que deve direcioná-lo para a equipe do Checkup ou oftalmologia do Fleury. II Observação Exame realizado em crianças a partir 6 anos de idade. A tonometria é de difícil execução em crianças pequenas ou em pessoas pouco colaborativas. É necessário trazer solicitação médica.
Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.
Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?
Não possui cadastro? Cadastre-se já!
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.
Alameda Araguaia, 2400,Alphaville Industrial,Barueri - SP, 06472-001.
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1117,Itaim Bibi,São Paulo - SP, 04543-000.
Avenida Jornalista Roberto Marinho, 85, Térreo (região da Av. Eng. Luís Carlos Berrini) - Edifício Tower Bridge Corporate,Brooklin,São Paulo - SP, 04576-010.