Toxoplasma gondii, Anticorpos IgG e IgM, soro

Outros nomes:
PESQUISA DE ANTICORPOS ANTI-TOXOPLASMA
SABIN FELDMAN, REACAO
TOXOPALSMOSE COM ABS
TOXOPLASMOSE
TOXOPLASMOSE COM TITULACAO
TOXOPLASMA GONDII, ANTICORPOS IGG E IGM
TOXOPLASMOSE, SOROLOGIA PARA
TOXOPLASMOSE , ANTICORPOS IGG E IGM, SORO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Soro: volume ideal: 1 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 12 horas; Refrigerada (2-8ºC): 7 dias; Congelada (-20ºC): 3 meses.

Método

Imunoensaio quimioluminescente com micropartículas - CMIA.

Valor de referência

- IgG: - Não reagente : inferior a 1,6 UI/mL - Indeterminado: de 1,6 a 6 UI/mL - Reagente : superior a 6 UI/mL - IgM: - Não Reagente : Inferior a 0,5 - Indeterminado: De 0,5 a 0,59 - Reagente : Superior a 0,59

Interpretação e comentários

- A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário intracelular, o Toxoplasma gondii. A infecção decorre da ingestão de carne crua ou malcozida, de verduras frescas ou de água contaminada com cistos. Na maioria dos casos, não há sintomas, mas pode haver um quadro clínico semelhante ao da mononucleose . Em gestantes, há o risco de infecção fetal, pois, na fase aguda, os parasitas permanecem três semanas em circulação, aproximadamente, o que facilita a transmissão transplacentária. - O teste sorológico é útil para o diagnóstico da toxoplasmose ou, então, para saber se o indivíduo já teve a infecção provocada pelo toxoplasma no passado. Por outro lado, tem pouca utilidade no seguimento da terapêutica. - Quando a reação para IgG é negativa e o teste de IgM, positivo, o exame deve ser repetido dentro de sete dias para confirmar a soroconversão de IgG (infecção aguda). Se isso não ocorrer, é provável que o resultado anterior tenha sido falso-positivo. Se a reação for positiva para IgG e IgM, existe a possibilidade de se tratar de toxoplasmose aguda. - Atualmente, o maior problema na interpretação da sorologia da toxoplasmose é o aumento da sensibilidade, de uma forma geral, dos testes para a detecção de IgM. Assim, os anticorpos IgM, que antes eram encontrados por um período não maior que seis meses, traduzindo uma infecção aguda, hoje são detectados muitas vezes por mais de 8 a 12 meses após o começo da infecção, deixando de ser marcadores de toxoplasmose aguda. Para gestantes, essa persistência de IgM, mesmo em baixas concentrações, dificulta a interpretação do resultado, principalmente quando o obstetra tenta correlacioná-lo com o provável período do início da doença. - Na tentativa de orientar o clínico quanto ao provável período da infecção, o Fleury realiza um exame complementar, o teste de avidez de IgG, que quantifica a porcentagem de avidez dos anticorpos IgG específicos contra o toxoplasma. Na fase aguda, definida como um período de 1 a 3 meses após o início da infecção, são detectados geralmente anticorpos de baixa avidez, traduzidos por percentuais sempre menores que 30%. Após três meses do início da infecção os níveis de avidez ficam geralmente acima de 60%. No entanto, porcentagens de avidez maiores que 30% e menores que 60%, não há elementos para concluir se a toxoplasmose ocorreu há menos ou há mais de três meses. Convém ponderar que o teste de avidez mede um fenômeno biológico e que, por essa razão, seus resultados devem ser sempre valorizados com cautela. - Nos casos de forte suspeita de infecção intra-uterina, o exame confirmatório é feito pela pesquisa do toxoplasma no líquido amniótico, pela técnica de PCR. - Em imunossuprimidos, tais como portadores de AIDS, transplantados e pessoas em quimioterapia, ou em indivíduos que tiveram uma reativação de lesões oculares causadas pelo toxoplasma, as reações sorológicas para toxoplasmose não fornecem nenhum subsídio diagnóstico.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822