Treponema pallidum, Floculação por RPR, soro

Outros nomes:
VDRL PESQUISA
TREPONEMA PALLIDUM, FLOCULAÇÃO POR RPR
TESTE NÃO TREPONÊMICO PARA DETECÇÃO DE SÍFILIS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Eventualmente poderá ser utilizado plasma (EDTA, heparina ou citrato), - Volume ideal: 1 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Reação de floculação com antígeno não treponêmico (RPR - Rapid Plasm Reagin).

Valor de referência

- Não reagente.

Interpretação e comentários

- Este teste não é específico, pois não utiliza antígenos do Treponema pallidum, o agente etiológico da sífilis. Pode ser utilizado para o diagnóstico quando os títulos são iguais ou superiores a 1:16, mas é de mais valia no acompanhamento terapêutico das pessoas com sífilis. Títulos de RPR iguais ou superiores a 1:16 são encontrados nas fases primária e secundária da doença e tendem a se negativar após o tratamento específico. Já títulos iguais ou menores que 1:8 (1:4, 1:2 e 1:1) podem ocorrer por longos períodos depois da terapia, caracterizando uma cicatriz sorológica. - Uma falsa reação biológica positiva é definida quando o teste RPR se mostra positivo e o teste contra antígenos treponêmicos, por Elisa ou por imunofluorescência indireta (FTA-ABS), negativo. Essa ocorrência pode estar associada a doenças auto-imunes, como ocorre no lúpus eritematoso sistêmico e na síndrome dos anticorpos antifosfolípides. - Caso a amostra seja reagente, será realizada e liberada a titulação correspondente, quantificação.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo. - O cliente precisa apresentar RG ou outro documento com foto para realizar o teste. - O exame segue as determinações da Portaria nº 3242, de 2011, do Ministério da Saúde. Caso o resultado seja positivo, a portaria sugere que seja realizado um segundo teste com antígeno treponêmico, o qual será realizado, mediante solicitação médica, no mesmo material coletado.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822