Triglicérides, soro

Outros nomes:
TRIGLICERIDES
TGL
TRIGLICERIDEOS SORO
TRIGLICERIDEOS PLASMA
TRIGLICERIDES PLASMA

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 0 a 14 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Soro, volume ideal: 1 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Pode ser aceito plasma c/heparina sódica ou lítica. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 2 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 1 ano.

Método

- Enzimático colorimétrico.

Valor de referência

De 0 a menor que 10 anos Com jejum de 12 horas: Desejável: menor que 75 mg/dL. Sem jejum de 12 horas: Desejável: menor que 85 mg/dL. De 10 a menor que 20 anos: Com jejum de 12 horas: Desejável: menor que 90 mg/dL. Sem jejum de 12 horas: Desejável: menor que 100 mg/dL. Maior ou igual a 20 anos: Com jejum de 12 horas: Desejável: menor que 150 mg/dL Sem jejum de 12 horas: Desejável: menor que 175 mg/dL Nota: O resultado de cada parâmetro do perfil lipídico, cujo sangue foi coletado sem jejum, deve ser avaliado criteriosamente em conjunto com os dados clínicos. Na eventualidade de resultados clinicamente não consistentes, a repetição após um período de jejum de 12 horas está indicada, à critério médico, evitando-se uma alimentação rica em gorduras e carboidratos previamente a nova coleta de sangue, além da abstinência de bebidas alcoólicas por 72 horas.

Interpretação e comentários

- Os triglicérides são formados pela esterificação do glicerol com três ácidos graxos, constituindo-se em uma das gorduras de interesse na avaliação do metabolismo lipídico. - A dosagem de triglicérides pode ser realizada para estudar o metabolismo lipídico, para calcular o VLDL-colesterol, para determinar o risco de pancreatite, para avaliar eventual hipertrigliceridemia secundária ao uso de drogas anti-hipertensivas e para analisar a eficiência de tratamentos de redução dos níveis dessa gordura. - Considerando que há grande variação biológica, de cerca de 20%, é importante que o raciocínio clínico não se baseie em dosagens isoladas. Mudanças na dieta e na atividade física e o uso de bebidas alcoólicas são as causas mais frequentes de grandes variações nos níveis de triglicérides.

Orientações necessárias

- Deve manter a dieta habitual nos cinco dias que antecedem a realização deste exame, mas sem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 72 horas. - Recomendamos que o jejum não seja superior a 14 horas. - Caso tenha de fazer algum procedimento que necessite de dieta específica e/ou de preparo intestinal, precisa realizar este exame antes de iniciar o preparo ou cinco dias após o procedimento. - Deve evitar a prática de exercício físico vigoroso nas 24 horas que antecedem a coleta de sangue. - Na data que antecede o exame, para aqueles que praticam diariamente algum tipo de exercício físico, deve-se solicitar que a prática de exercício seja de leve intensidade ou, se possível, a suspensão da atividade física.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822