Ultrassonografia, com doppler, pélvica e endovaginal

Outros nomes:
ULTRA-SOM DE PELVE FEMININA E TRANSVAGINAL COM DOPPLER
ULTRA-SOM PÉLVICO COM DOPPLER E TRANSVAGINAL COM DOPPLER
ULTRA-SOM PÉLVICO COM DOPPLER E TRANSVAGINAL
ULTRA-SOM DE PELVE COM DOPPLER POR VIA SUPRAPÚBICA E ENDOVAGINAL

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Principais indicações

- Análise morfológica e dopplerfluxométrica do útero, do endométrio e dos ovários. - Avaliação de nódulos miometriais, pólipos endometriais e massas ovarianas (císticas e/ou sólidas).

Regiões estudadas

- Bexiga, útero, ovários, regiões anexiais e vasos pélvicos.

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Exame realizado somente com pedido médico. - Clientes com menos de 16 anos de idade devem estar acompanhadas de um responsável legal. - Este exame deve ser realizado preferencialmente fora do período menstrual, a não ser que haja solicitação médica para avaliar a cliente nessa fase do ciclo ou que se trate de um caso de urgência. - Mulheres com sangramento não-menstrual podem fazer o exame se o médico solicitante assim desejar. - É necessário apresentar resultados anteriores, se houver. II - Preparo - A cliente tem de realizar o exame com a bexiga cheia, mas sem que isso lhe cause sensação de desconforto. As recomendações de ingestão de líquidos, cerca de uma hora antes da ultrassonografia, são as seguintes: -- menores de 3 anos não precisam ingerir líquidos; -- crianças de 3 a 10 anos devem beber de dois a quatro copos de água; -- meninas com mais de 10 anos e adultas precisam tomar cinco copos de água. - Se houver também solicitação de exames de urina ou de procedimentos que requeiram jejum absoluto, a cliente deve ficar quatro horas sem urinar, de modo que a bexiga fique moderadamente cheia, sem ingestão de água. Em tais casos, a urina é colhida após a ultrassonografia. IV - Observações - O exame é realizado por médicos e médicas. Caso a cliente prefira médicas, basta fazer essa solicitação no momento do agendamento.

Método

- O exame usa ondas de ultrassom para a formação de imagens bidimensionais, além de efeito Doppler para a obtenção de medidas de fluxos vasculares e mapeamento colorido. Não há utilização de radiação ionizante. - Para a realização desta ultrassonografia, um transdutor é deslizado sobre a pele do abdome, coberta por gel estéril. - O exame inclui o estudo da pelve feminina por via transvaginal com o emprego de sonda revestida com preservativo e gel estéril.

Interpretação e comentários

- Este exame ultrassonográfico avalia os órgãos genitais internos femininos (útero, endométrio, ovários, trompas e região pélvica) por meio de sonda suprapúbica e endovaginal, usando ainda o Doppler colorido para efetuar medidas de fluxo das artérias uterinas e ovarianas.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822