ultrassonografia transvaginal 3D

Outros nomes:

Ultrassonografia transvaginal tridimensional

Principais indicações

- A ultrassonografia transvaginal 3D tem as seguintes aplicações: -- análise morfológica detalhada do útero e ovários; -- avaliação da espessura e da morfologia do endométrio; -- avaliação de malformações uterinas; -- diferenciação entre útero septado, bicorno e didelfo; -- diferenciação de lesões no interior do útero, como miomas ou pólipos; -- mapeamento tridimensional de miomas uterinos; -- avaliação tridimensional dos ovários.

Regiões estudadas

- Útero, endométrio e ovários.

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Exame realizado somente com pedido médico. - Clientes com menos de 16 anos de idade devem estar acompanhadas de um responsável legal. - O exame deve ser realizado preferencialmente após o 15º dia do início da menstruação, ou seja, depois do período ovulatório ou na segunda fase do ciclo menstrual, para que o endométrio, a parte mais interna do útero, fique mais visível, facilitando a obtenção das imagens tridimensionais. - De qualquer modo, no caso de uso regular de anticoncepcionais ou de solicitação médica, o ultrassom transvaginal 3D pode ser feito em outro período. - É possível realizar esta ultrassonografia na vigência de sangramento não menstrual, se o médico solicitante assim desejar. - No dia do exame, a cliente precisa apresentar resultados anteriores, se houver. - Em qualquer unidade do Fleury, o resultado desta ultrassonografia pode ser entregue em até 30 minutos. II - Preparo - Este exame não necessita de preparo nem de ingestão prévia de líquidos, uma vez que a bexiga deve estar vazia para a avaliação. - Em caso de haver ultrassonografia com preparo intestinal marcada para a mesma ocasião (de abdome total, pélvica por via abdominal ou transvaginal), a cliente tem de seguir as orientações para a realização desses outros estudos ultrassonográficos.

Método

- Inócuo e indolor, o exame é realizado com um transdutor de formato apropriado, coberto com um preservativo descartável e lubrificado. - O aparelho produz imagens do útero e do colo uterino, dos ovários e dos anexos ao ser colocado no terço inicial da vagina.

Interpretação e comentários

- Este exame é de grande utilidade na propedêutica de investigação de várias condições ginecológicas, merecendo destaque na avaliação das malformações uterinas, em especial na diferenciação rápida e eficaz entre útero septado e bicorno, que, por não ser possível pela tecnologia convencional de ultrassonografia, depende muitas vezes de complementação com a ressonância magnética da pelve. - O exame tridimensional igualmente desempenha um papel importante na distinção de lesões intracavitárias uterinas, como pólipos e miomas. Nesse contexto, a associação com a histerossonografia possibilita a análise concomitante da cavidade e facilita ainda mais o esclarecimento diagnóstico. - A ultrassonografia transvaginal 3D também serve para o mapeamento pré-operatório de miomas uterinos.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.