Outros nomes: EAS elementos anormais no sedimento , Microscopia de difase para glomerulopatia em urina, SUMARIO DE URINA, Urina físico químico, Urina, Exame de, no jato médio, Urina tipo I, jato médio, Exame qualitativo de urina EQU, Urina I com sedimento quantitativo de segundo jato, EQU EXAME QUALITATIVO DE URINA, Urina tipo 1 com dismorfismo eritrocitário, jato médio, Rotina de urina, Parcial de urina, EAS urina jato médio
'- Coletar, preferencialmente, a primeira urina da manhã. Se isto não for possível, o cliente deve ficar duas horas sem urinar antes de colher a amostra. Não há necessidade de ingerir líquidos previamente para induzir a diurese.
- O cliente não pode ter feito uso de contraste radiológico nas 48 horas que antecedem o exame.
- Deve-se aguardar 24 horas após pratica de exercícios físicos vigorosos e exaustivos, inclusive teste ergométrico, para realizar a coleta de urina.
- No caso de atendimento domiciliar o profissional irá levar o frasco adequado para a coleta
- Importante:
- Caso a coleta se destine tanto ao exame de cultura quanto ao de urina tipo I, é necessário seguir as orientações para a realização da cultura de urina e recomendação que não pode ter feito uso de contraste radiológico nas 48hs antes que antecedem o exame.
- Clientes com ultrassom de abdome total ou pelve marcado para o mesmo dia não devem ingerir líquidos para induzir o enchimento da bexiga, mas sim permanecer sem urinar nas quatro horas que antecedem esse exame. Esta orientação visa evitar que a urina fique muito diluída e interfira na análise. Caso já tenha tomado a água, deve-se desprezar toda a urina logo após o ultrassom e colher a amostra após 2 horas.
- Coletas fora do Fleury:
- O cliente deve retirar, na unidade de atendimento, o frasco adequado para a coleta de urina e a folha de instruções.
Atenção: Para clientes que utilizam fralda, a coleta dever ser obrigatoriamente na unidade.
- O material pode ser entregue até duas horas após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 24 horas, se permanecer refrigerado.
- Caso haja amostra para cultura juntamente com o exame de urina tipo I, os frascos têm de ser encaminhados ao Fleury em 30 minutos, se estiverem em temperatura ambiente, ou em 24 horas, se estiverem sob refrigeração. Seguir com as orientações referente a sigla WUR2J.
- Enviar a urina em um tubo cônico plástico descartável à seção, na parte de baixo da caixa de malote refrigerado.
- Volume ideal alíquota para envio: 10 ml em tubo cônico quando possível.
ATENÇÃO
- Unidade fora de São Paulo (Brasília):
-- Enviar os tubos refrigerados (2-8 °C)
- Enviar os tubos envoltos em papel alumínio para evitar a degradação da bilirrubina pela luz.
- Critérios de rejeição:
* Cliente menstruada que não colheu material com tampão vaginal
* Contaminação visível na urina como: fecal, talco, pomada e outras.
* A urina deve ser colhida preferencialmente em frascos fornecidos na unidade ou em frascos adquiridos em farmácia (coletor universal). Quaisquer frascos diferentes destes não serão aceitos.
*Volume abaixo de 4mL
*Urina fora da estabilidade:
Temperatura ambiente: até 2 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): até 24 horas;
Congelada (-20 ºC): não aceitável
Exame automatizado através de leitor de tiras reagentes com sensibilidade para: cor, aspecto, densidade, pH, proteínas, glicose, corpos cetônicos, bilirrubina, urobilinogênio, hemoglobina (eritrócitos), nitrito e esterase leucocitária.
- Para confirmação e dosagem outros métodos são rotineiramente utilizados:
-Proteínas: dosagem por método colorimétrico automatizado;
-Glicose: Hexoquinase dosado por método automatizado;
-Bilirrubinas: reativo de Fouchet;
-Densidade: tiras reagentes e refratometria, quando necessário;
- Microscopia de fase do sedimento e microscopia com análise digital de imagens.
- Proteínas: inferior a 0,1g/L.
- Glicose: inferior a 0,3 g/L.
- Corpos cetônicos: negativo.
- Bilirrubina: negativa.
- Urobilinogenio: inferior a 1mg/dL.
- Nitrito: negativo
- Densidade: 1.010 a 1.030
- pH: 5.0 a 8.0
- Aspecto: límpido
- Pesquisa de elementos figurados: homens, até 20.000 leucócitos por mL e até 10.000 eritrócitos por mL; mulheres, até 30.000 leucócitos por mL e até 12.000 eritrócitos por mL.
- A primeira urina da manhã é geralmente concentrada (densidade >1,025) e ácida (pH <6,5). Seu teor de proteínas é negativo, ou inferior a 0,1 g/L e a glicose, os corpos cetônicos e a bilirrubina estão ausentes.
- A glicosúria ocorre quando há hiperglicemia ou redução da capacidade de reabsorção de glicose do túbulo proximal. A cetonúria é encontrada em descompensação diabética cetoacidótica, após jejum prolongado ou em dieta cetogênica. Já a presença de bilirrubina denota aumento, no plasma, da fração conjugada hidrossolúvel. O urobilinogênio normalmente está presente até 1 mg/dL, mas fica reduzido ou não pode não ser detectado nas obstruções biliares, além de aumentar nas hemólises e em algumas hepatites.
- O aumento do número de leucócitos, ou leucocitúria, sugere processo inflamatório localizado em qualquer ponto do trato urinário, do glomérulo à uretra, podendo ser de causa infecciosa ou de outra natureza.
Encontra-se leucocitúria com urocultura negativa nas glomerulonefrites proliferativas, nas nefrites tubulointersticiais, na nefrolitíase, na rejeição de enxerto renal, em quadros febris na infância, na infecção por clamídia ou na tuberculose.
- Quando há hematúria, a análise sempre inclui a investigação de dismorfismo eritrocitário, caracterizado pela presença de acantócitos e/ou codócitos. Hematúrias de origem glomerular apresentam-se com dismorfismo, enquanto as não glomerulares não evidenciam essa característica.
- A sensibilidade e a especificidade diagnósticas desta pesquisa estão entre 95% e 98%.
- Embora a presença de cristais de cistina faça o diagnóstico de cistinúria, o exame é pouco sensível para tal finalidade (de 40% a 50%).