Outros nomes: Vacina tetravalente para meningite, Quadrivalente para meningite, Vacina quadrivalente para meningite, Nimenrix, Vacina Nimenrix, ACWY-TT, Vacina contra Meningococo A, C, W e Y, Vacina contra Meningococo quadrivalente, Vacina contra Meningococo ACWY, Vacina MenACWY-TT (Nimenrix®), Vacina MenACWY-CRM197 (Menveo®), Vacina meningocócica ACWY conjugada, Vacina meningocócica ACWY, Vacina meningocócica conjugada quadrivalente, Vacina meningocócica conjugada tetravalente
Esta vacina é aplicada a partir de 6 semanas de vida ou 2 meses de vida, conforme o fabricante da vacina a ser utilizada.
- O cliente precisa apresentar RG ou certidão de nascimento para a vacinação.
- A aplicação da vacina é realizada após entrevista médica nas Unidades:
Atendimento Móvel conforme disponibilidade da agenda.
Alphaville: de segunda a sexta, das 07h às 17h45, aos sábados das 07h às 12h. Domingo serviço fechado.
Anália Franco II: de segunda a sexta, das 07h às 12h, aos sábados das 07h às 12h.Domigo serviço fechado.
Braz Leme: de segunda a sábado das 07h às 12h, aos sábados das 07h às 12h. Domingo serviço fechado.
Campo Belo: de segunda a sexta, das 07h às 12h, aos sábados das 07h às 12h.Domingo serviço fechado.
Campinas: de segunda a sexta, das 07h às 12h, aos sábados das 07h às 12h. Domingo serviço fechado.
Itaim: de segunda a sexta, das 07h às 12h, aos sábados das 07h às 12h. Domingo serviço fechado
Morumbi: de segunda a sábado das 07h às 12h. Domingo serviço fechado
República do Líbano I: de segunda a sexta, das 07h às 18h, aos sábados das 07h às 12h30, aos domingos das 07h às 12h.
Rochaverá: de segunda a sábado das 07h às 12h. Domingo serviço fechado
Paraiso: de segunda a sexta, das 07h às 18h, aos sábados das 07h às 18h, aos domingos das 07h às 12h.
Santo André II: de segunda a sexta, das 07h às 12h, aos sábados das 07h às 12h. Domingo serviço fechado
Villa Lobos: de segunda a sexta, das 07h às 12h, aos sábados das 07h às 12h. Domingo serviço fechado
- Há restrições para a aplicação do produto nas seguintes condições:
-- história de hipersensibilidade ao toxóide tetânico, utilizado para conjugar o polissacarídeo do meningococo;
-- vigência de quadros febris e/ou infecciosos agudos;
-- gestação: não há dados suficientes sobre a exposição à vacina A,C,Y,W135 durante a gravidez, mas considerando-se a gravidade da infecção pela N. meningitidis, a gravidez não deverá ser considerada impedimento à vacinação quando o risco de exposição for evidente.
Observação: o preço da vacina refere-se sempre a cada dose.
QUANDO A APLICAÇÃO FOR ATRAVÉS DO ATENDIMENTO MÓVEL:
- Favor digitalizar a carteirinha de vacinação e/ou pedido médico e encaminhar o arquivo para o e-mail Pedido Móvel ([email protected]), no título do e-mail deve conter o nome completo.
- Para menores de 12 anos o envio da carteira de vacinação é OBRIGATÓRIO. Este documento é necessário para a entrevista médica que será realizada no período de 24hs – 48hs uteis antes da data do agendamento.
- Para maiores de 70 anos o envio da receita médica é OBRIGATÓRIO. Este documento é necessário para a entrevista médica que será realizada no período de 24hs – 48hs uteis antes da data do agendamento.
- A vacina conjugada para o meningococo A, C, Y e W135, previne a doença causada por esses sorogrupos. Por ser conjugada, (com toxóide tetânico ou CRM 197 do Corynebacterium diphteriae) induz excelente memória imunológica, responsável pela proteção de longa duração.
- Nos Estados Unidos ela tem sido especialmente recomendada para adolescentes e adultos jovens que viajam para países de alta endemicidade, estudantes que viverão em dormitórios conjuntos, militares, além das recomendações específicas para imunossuprimidos e esplenectomizados.
- Indivíduos em exposição domiciliar à doença meningocócica têm de 500 a 800 vezes mais probabilidade de adquirir a infecção (há quatro casos em cada mil pessoas expostas), devendo ser vacinados o mais precocemente possível. O ideal é que a imunização seja feita dentro das primeiras 24 horas após a confirmação do caso-índice para os seguintes grupos: contatos domiciliares ou em creches, exposição a secreções orais do doente, contatos por beijo e por respiração boca-a-boca e intubação endotraqueal. Convém lembrar da importância da quimioprofilaxia com rifampicina, ciprofloxacina ou ceftriaxone para esses casos, recomendada até 14 dias da exposição.
No Brasil, a partir de 2 meses de idade, cinco vacinas estão licenciadas para a doença meningocócica, a vacina meningocócica conjugada C,a vacina meningocócica ACWY Menveo/GSK conjugada com CRM 197, a vacina meningocócica ACWY Nimenrix/Pfizer conjugada ao toxóide tetânico, a vacina meningocócica ACWY Menactra/Sanofi conjugada com toxóide diftérico e a vacina proteica contra meningococo B Bexsero/GSK.
Caso o pediatra opte pela MenACWY CRM197 (Menveo®, GSK), a partir dos 2 meses, fazer duas doses aos 3 e 5 meses, e um reforço após 1 ano de idade. De 7 a 23 meses de vida, fazer duas doses com intervalo mínimo de 2 meses, a segunda dose deve ser obrigatoriamente após 1 ano. A partir de dois anos, dose única.
Caso o pediatra opte pela MenACWYTT (Nimenrix®, Pfizer), a partir dos 2 meses, fazer duas doses, aos 3 e 5 meses e um reforço após 1 ano de idade. De 6 a 11 meses de vida, fazer duas doses com intervalo mínimo de 2 meses, a segunda dose deve ser obrigatoriamente após 1 ano. Esta vacina é feita em dose única a partir dos 12 meses de vida.
A vacina meningocócica ACWYTT (Nimenrix®, Pfizer). Também pode ser aplicada a partir dos 12 meses de vida, como reforço da vacina meningocócica C conjugada, já que é aplicada em dose única, a partir de 1 ano.
Em virtude da rápida redução de anticorpos, reforços são necessários: entre 4 a 5 anos após a última dose recebida aos 12meses e na adolescência.
Adultos nunca vacinados devem receber dose única, exceto nos adultos com HIV, em que aplicamos 2 doses com intervalo de 2 meses e 1 reforço a cada 5 anos.
Pacientes com asplenia devem receber 1 reforço a cada 5 anos.
OBS1: Intercambialidade entre vacina conjugada MeninC e MeninACWY: não há estudos de intercambialidade entre as vacinas Men C e ACWY. Portanto, quando o esquema é iniciado com uma ou duas doses de Men C e há solicitação para mudar para Men ACWY, a SBIm sugere que apliquemos as doses de ACWY de acordo com a recomendação da bula, ou seja, recomeçaremos o esquema vacinal com a Men ACWY indicado par a idade do paciente.
OBS2: Intercambilidade entre diferentes fabricantes: no caso das vacinas contra meningococo ACWY, preferencialmente, devemos prosseguir o esquema vacinal com o mesmo fabricante, entretanto, na falta de uma das marcas, podemos prosseguir com o outro fabricante. Estas situações são consideradas como exceção e, quando for necessário trocar o fabricante, é muito importante verificar as particularidades do esquema posológico de cada fabricante.
Dor, eritema e enduração no local da aplicação;
Reações sistêmicas, como febre, irritabilidade e sonolência, são raras e, quando se manifestam, têm leve intensidade.
a) Vacina Pfizer (Nimenrix®): Conjugado do polissacarídeo do meningococo do grupo A, C, W135 e Y com o toxóide tetânico.
Hidróxido de alumínio (adjuvante).
b) Vacina GSK (Menveo®): Conjugado do polissacarídeo do meningococo do grupo A, C, W135 e Y com o CRM 197 do Corynebacterium diphteriae.
Hidróxido de alumínio (adjuvante).
c) Vacina Sanofi (Menactra®): Conjugado do polissacarídeo do meningococo do grupo A, C, W135 e Y com o toxóide diftérico. Não contém adjuvante.