Outros nomes: Vacina para varicela, Vacina contra catapora, Vacina contra vírus da varicela, Vacina contra varicela
- A varicela é uma das doenças exantemáticas mais comuns da infância, sendo causada pelo vírus Varicela-Zoster. Após contato domiciliar, de 80% a 90% dos indivíduos sem imunidade adquirem a infecção. A vacina tem eficácia de cerca de 70% a 80% na proteção total contra a varicela e de mais de 95% no que diz respeito à prevenção das formas graves da doença. Após a imunização, alguns indivíduos apresentam a síndrome da varicela modificada (SVM), uma forma bastante benigna que se caracteriza pelo pequeno número de lesões cutâneas, ausência ou menor duração da febre e reduzido comprometimento do estado geral.
- Esta vacina está indicada para prevenir infecção pelo vírus Varicela-Zoster, podendo também ser aplicada após contato com esses agentes. Em tais casos, contudo, a eficiência do produto se limita às 72 horas após a exposição. Depois de 96 horas, não existe comprovação do benefício e, após esse período, não há dados. De qualquer modo, o uso depois de quatro dias não traz complicações.
- A imunização contra a varicela também tem algumas indicações especiais:
-- para imunocomprometidos com leucemia linfocítica aguda (LLA) ou tumores sólidos em remissão (de pelo menos 12 meses), desde que apresentem 1.200 linfócitos/mm3 ou mais, sem radioterapia. Caso estejam em quimioterapia, é necessário suspender o tratamento sete dias antes e sete dias depois da aplicação da vacina;
-- para portadores de HIV assintomáticos ou oligossintomáticos com CD4 normal para a faixa etária. Em tais casos, recomendam-se duas doses, com intervalos de 4-8 semanas entre elas;
-- para indivíduos que tenham contato potencial com imunodeficientes, que podem e devem ser vacinados. No entanto, se apresentarem exantema após a vacinação, essas pessoas precisam evitar contato íntimo com imunocomprometidos;
-- para pessoas suscetíveis à doença no momento da internação em enfermaria onde haja caso de varicela;
-- para candidatos a transplante de órgãos sólidos, pelo menos três semanas antes do ato cirúrgico, desde que não estejam imunodeprimidos.
Recomendase que a primeira dose seja feita a partir dos 12 meses de vida e o reforço, a partir dos 15 meses.
A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 3 meses, em menores de 13 anos. Maiores de 13 anos, devem receber duas doses, com intervalo de um a três meses. Se o período entre elas for maior, não é necessário reiniciar o esquema.
É considerado imunizado o indivíduo que tenha recebido duas doses da vacina após 1 ano de idade.
Febre baixa, de 7 a 14 dias após a aplicação;
Dor local;
Exantema maculopapular ou variceliforme de pequena intensidade até um mês após a administração (ocorre em 78% dos casos).
Atenção:
Após a vacinação, o cliente não pode utilizar derivados do ácido acetilsalicílico por seis semanas (AAS, Melhoral, Aspirina, Aceticil, Alidor, Aspisin, Ecasil, Ronal, Somalgin, Alicura, Antitermin, Bufferin, Cafiaspirina, Cheracap, Cibalena, Coristina, Doloxene, Doribel, Doril, Engov, Fontol, Hebrin, Migral, Migrane, Posdink, Somalgin, Sonrisal, Superhist).
Vírus vivos atenuados da cepa OKA;
Gelatina;
Neomicina.
Indicação de uso:
-- Imunização ativa contra varicela.
-- Profilaxia pós-exposição a casos confirmados de varicela, quando administrada a indivíduos suscetíveis em até 3 dias após a exposição.
Faixas etárias de indicação:
-- Varivax (MSD): acima de 12 meses de idade, sem limite superior estabelecido.
-- Varilrix (GSK): acima de 9 meses de idade, sem limite superior estabelecido.
Restrições:
-- Vigência de quadro febril e/ou infeccioso - neste caso, recomenda-se apenas adiar a vacina, já que não se trata de uma contraindicação absoluta;
-- Hipersensibilidade ou anafilaxia a componentes da vacina ou dose anterior desta mesma vacina.
-- Imunodeficiência humoral e/ou celular (primária ou adquirida), incluindo pacientes com imunossupressão associada à infecção pelo HIV.
-- Terapia imunossupressora, incluindo uso de corticoides em doses elevadas (2 mg/kg/dia ou qualquer dose =20 mg/dia) por um período superior a 14 dias. Em tais casos, deve haver um intervalo de um mês entre o término do tratamento e a aplicação desta vacina.
-- Antecedente de púrpura trombocitopênica idiopática após a primeira dose de uma vacina contra sarampo, caxumba, rubéola e/ou varicela.
-- Uso de imunoglobulina humana ou hemoderivados nos últimos 12 meses (restrições são dose-dependentes, acionar médico do atendimento em caso de dúvidas).
Gestação: assim como ocorre com as demais vacinas de vírus vivos atenuados, esta vacina é contraindicada na gestação.
Lactação: esta vacina pode ser aplicada durante a lactação.
ATENÇÃO: o preço da vacina se refere sempre a uma dose unitária.
Locais e horários de aplicação - A aplicação da vacina é realizada após entrevista médica nas Unidades:
-- Alphaville: de segunda a sexta, das 07:00 às 17:30; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Anália Franco II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Atendimento Móvel: de segunda a sábado, mediante agendamento prévio, conforme disponibilidade da agenda; Domingos: serviço fechado.
-- Braz Leme: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
- Campinas: de segunda a sexta, das 07:00 às 17:45; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Campo Belo: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Itaim: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado
-- Morumbi: de segunda a sábado, das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- República do Líbano I: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:30; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- Paraiso: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 18:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- Rochaverá: de segunda a sábado, das 07:00 às 17:45; Domingos: serviço fechado.
--Santo André II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado
-- Villa Lobos: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
ATENÇÃO: a carteira de vacinação é OBRIGATÓRIA para menores de 12 anos.
Atendimento móvel
Quando a aplicação da vacina for através do Atendimento Móvel:
-- Favor digitalizar a carteirinha de vacinação e/ou pedido médico e encaminhar o arquivo para o e-mail Pedido Móvel ([email protected]) - o título do e-mail deve conter o nome completo do cliente.
-- É necessário, para a realização da vacina, uma entrevista médica a ser realizada pelo telefone no período de 24-48hs uteis antes da data do agendamento.